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Os exagerados modelos 1974, 1975 e 1976 e, embaixo, a geração de 1977, que rompia a tradição de só crescer a cada renovação

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Em 1974 era o pára-choque de trás que parecia tirado de um caminhão, logo abaixo da traseira redesenhada. Com 135 kg a mais de peso, o Thunderbird recebia o V8 de 460 pol³, agora com 220 cv, como motor básico, um símbolo do exagero. Já custando 7.330 dólares, vendeu apenas 58.443 carros. No ano seguinte chegavam novas versões de acabamento, denominadas Silver (prata) e Copper (cobre), e freios traseiros com sistema antitravamento (ABS) opcional. Nada mais relevante ocorreu em 1976.

Pela primeira vez na história do modelo, a linha 1977 diminuía de tamanho, um sinal dos tempos. Era na verdade um Ford LTD II com acabamento mais sofisticado. Em 1974 a marca já oferecia um Torino cupê mais requintado e batizado de Elite, uma cobaia para testar a aceitação de um T-Bird menor. Deu certo e, quando o Torino recebeu novo estilo em 1977 e passou a se chamar LTD II, para faturar com o sucesso do grande LTD, o Elite herdou o nome do lendário pássaro-trovão.

O novo Thunderbird, agora mera versão de acabamento, parecia muito pouco ou nada menor que o anterior. O conceito de carro médio americano da época ainda consistia em modelos pouco menores que os gigantescos full-sizes. E estes ainda vendiam muito bem, mesmo com quatro anos de petróleo caro.

Outra característica inédita no carro era o fim do estilo hardtop. Havia uma nítida coluna central no teto e, curiosamente, era nela que os vidros adicionais estavam alojados. Os dois lados do carro eram unidos por ela numa espécie de tiara. A coluna traseira do novo cupê era bem estreita. Continua

Para ler
T-Bird: 45 Years of Thunder - por John Gunnell e Ron Kowalke, Krause Publications, 348 páginas, em inglês. Perfeito para restauradores, traz especificações técnicas, lista de equipamentos de série e opcionais, explicações sobre os números de identificação dos veículos e códigos de pintura de 1955 a 1997. Já apresenta o novo T-Bird ainda em fase pré-produção. Ilustrado com 500 fotos, que são coloridas em apenas 16 páginas. Gunnel está lançando um livro mais atualizado sobre o assunto: Standard Catalog of Thunderbird, 1955-2004.

Thunderbird, 1955-66 (American Classics) - por Alan Tast, Motorbooks International, 160 páginas, em inglês. Conta a história do carro em sua fase áurea e conversível, com detalhes do desenvolvimento pela ótica da engenharia e da administração da Ford. Mostra um bom panorama de como o T-Bird foi-se adaptando mais ao conforto e luxo que à esportividade que ele inicialmente combinava para atender às demandas do mercado.

The Ford Thunderbird Anthology - por Harry W. Ilaria, HI-Tech Software, em inglês. Sim, você também pode ler o material contido neste CD-ROM. Mas, além da informação escrita sobre os T-Birds conversíveis — inclusive o 2002 —, o leitor pode
se deliciar com centenas de fotos de alta resolução, anúncios antigos, vídeos e comerciais de época. Há também estatísticas, os opcionais e cores disponíveis, um belo protetor de tela e até a opção de imprimir um livro sobre o clássico da Ford.

hunderbird Milestones (Enthusiast Color Series) - por Mike Mueller, Motorbooks International, 96 páginas, em inglês. Aqui o enfoque principal está nas estratégias de marketing da Ford, que, bem ou mal, ajudaram a manter o modelo vivo por mais de 40 anos e ainda o trouxeram de volta. Cobre a história completa mas, lançado em 1999, mostra apenas o conceito da nova geração.

Thunderbird - An Illustrated History of the Ford T-Bird - por Ray Miller, Evergreen Press, 304 páginas, em inglês. O livro já é antigo — sua primeira edição é de 1973 —, mas continua uma fonte rica de informações acerca dos T-Birds conversíveis antigos, especialmente os de dois lugares. A maior parte das fotos é em preto e branco. Este título não chega ao nível de detalhamento que um restaurador visando concursos gostaria, mas atende bem às expectativas dos amantes do carro.

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