O pacote Aero era combinado à carroceria conversível em uma série limitada de 1988, um dos mais atraentes 900 já fabricados. Em 1990 aparecia a versão Carlsson, com o motor turbo otimizado para 185 cv e 27,8 m.kgf, associado a uma suspensão mais rígida. Nesse ano-modelo, todo 900 vinha de série com sistema antitravamento (ABS) nos freios e bolsa inflável para o motorista. Na mesma época, algumas unidades do 900 Turbo eram trazidas ao Brasil pela GM, detentora da marca, junto do modelo mais moderno 9000. Embora um hatch e um conversível tenham sido expostos no Salão do Automóvel de São Paulo, não houve importação regular do 900.

A versão Carlsson aparecia em 1990 com mais potência e suspensão mais firme; a essa época o 900 já vinha com freios ABS e bolsa inflável

Em 1991 o motor de aspiração natural crescia de 2,0 para 2,1 litros, com 140 cv, e surgiam duas séries especiais do conversível, com o acabamento do Turbo e cores cinza e amarela. No ano seguinte o painel ganhava novos instrumentos, com grafia mais legível, e o 900 Cabriolet recebia um defletor traseiro. Era o fim da carreira dessa geração, um momento para marcar com mais uma edição especial: o Turbo Commemorative Edition, com o motor de 185 cv e a suspensão do Carlsson.

Com 908.810 unidades produzidas até 1993 (o conversível durou dois anos mais), o 900 foi o maior sucesso de vendas da Saab e seu modelo mais longevo. Nesse ano era substituído por uma nova geração, com o mesmo batismo, mas que incomodou muitos aficionados pela marca por ser baseada na plataforma do Opel Vectra de primeira geração. Disponível com três e cinco portas (mais tarde também como conversível), podia ter motores 2,0 de 133 cv, 2,0 turbo de 185 cv, 2,3 de 150 cv e 2,5 V6 de 170 cv. Apesar do estilo mais leve e agradável e de recursos técnicos interessantes, como a embreagem automática Sensonic, introduzida em 1995, ficou longe de atingir a idade de seu antecessor: já em 1998 cedia espaço a um novo Saab médio, o 9-3, depois de apenas 273.568 unidades fabricadas.

A segunda geração, com plataforma do Vectra, mantinha o ar da marca, mas não repetiu o êxito de seu antecessor
Ficha técnica
_ 900 GLS (1979) 900 Turbo (1979) 900 Turbo Carlsson (1990)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 90 x 78 mm
Cilindrada 1.985 cm3
Taxa de compressão 9,2:1 7,2:1 9:1
Potência máxima 108 cv a
5.200 rpm
145 cv a
5.000 rpm
185 cv a
5.500 rpm
Torque máximo 16,7 m.kgf a
3.300 rpm
23,5 m.kgf a
3.000 rpm
27,8 m.kgf a
2.800 rpm
Alimentação 2 carburadores injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 4, dianteira 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus ND 195/60 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,74 m
Entreeixos 2,51 m
Peso 1.215 kg 1.250 kg 1.290 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 167 km/h 195 km/h 215 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,3 s 9,0 s 7,5 s
ND = não disponível

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