Tecnicamente, o Royale tinha a concepção que já era típica dos Bugattis. O motor de oito cilindros em linha e comando de válvulas no cabeçote era semelhante ao do Tipo 34, que havia sido projetado para aviões em 1916. No protótipo, a cilindrada era de nada menos que 14.726 cm³ — isso mesmo, 14,7 litros —, obtida com diâmetro de 125 mm e curso de 150 mm. O virabrequim era apoiado em nove mancais e possuía contra-pesos circulares, o que até possibilitava retirar o volante do motor. Os cilindros eram feitos em ferro fundido, e as partes inferiores e superiores, em liga leve. Havia três válvulas por cilindro, duas para admissão e a terceira, de maior diâmetro, para escapamento.

Um médico alemão pagou mais que o dobro do valor do mais caro Rolls-Royce por este Tipo 41, o Cabriolet com carroceria da empresa Weinberger

Dois carburadores verticais alimentavam o propulsor, que ainda contava com uma bomba elétrica e um tanque de combustível que comportava 190 litros de gasolina. Com lubrificação por cárter seco, o reservatório de óleo recebia 22,5 litros, enquanto o arrefecimento era efetuado por um radiador ao estilo colméia, em cujo circuito cabiam 68 litros de água. A embreagem, separada do bloco do motor, vinha instalada na mesma altura dos assentos e conectada ao dínamo e ao motor de arranque. Com discos múltiplos, era banhada a óleo. Continua

Em escala

A Franklin Mints criou uma miniatura com o Royale que mais caiu no gosto dos produtores de modelos em escala. Em 1:24, reproduziu o Coupé Napoléon 1930 (acima) em preto e azul. Perfeita para observar todos os detalhes do modelo, como os quatro tetos solares na meia-capota, que só cobria os passageiros do banco traseiro.

A Solido optou pelo mesmo Royale (acima), do qual se encontram miniaturas em escalas 1:18 e 1:43. Enquanto isso, a Art Collection Auto só mudou a escala para 1:8.

Já a Lindberg preferiu o Cabriolet Weinberger 1931 (acima), em escala 1:24. É possível retirar o capô para checar os detalhes do motor.

Até o modelo 1927 conhecido como Royale Esders ganhou uma homenagem em escala 1:43 da Autre.

Mas ninguém criou um cardápio mais completo de Royale — em escala 1:43 — que a Heco Miniatures Historiques. A seleção engloba inclusive modelos pré-série. Lá estão o Doublé Berline (sedã de passeio), Coupé de Ville, Park Ward, Esders, Weinberger, Kellner, Weymann, Berline, Coupé Fiacre (no alto), Berline Fiacre (acima), Binder, chassi para encarroçar e até a controversa carroceria Packard (abaixo).

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade