Grandiosidade nos detalhes   Se na gramática o grau superlativo de um adjetivo serve para intensificar as qualidades com ele identificadas, o Tipo 41 Royale poderia ser classificado como o mais notório fruto na carreira de um criador de automóveis visto como um grande mestre em sua arte. O legado de Ettore Bugatti abarca algumas das maiores obras-primas da história do automóvel, como o Atlantic, o Tipo 59 Grand Prix e o Tipo 57 Atalante. Luxuosíssimo, elegantíssimo, belíssimo, caríssimo, exclusivíssimo, potentíssimo, raríssimo e, claro, enorme, eram adjetivos facilmente empregados por quem descrevesse um Royale.

O Doublé Berline, ou sedã de passeio, foi o primeiro Royale vendido pela Bugatti, já com a cilindrada do motor de oito cilindros reduzida para 12,7 litros

Mas, se havia algum exagero nisso, ele estava mesmo no carro, não nas impressões de quem o avaliava. Com cerca de seis metros de comprimento, não passava mesmo despercebido. A estrutura de seu chassi era constituída por elementos em formato de U. Eixos rígidos com amortecedores a fricção mantinham o Royale suspenso. No eixo dianteiro, feixes de molas semi-elíticas tradicionais diferiam dos usados na traseira, que tinham forma de quarto de elipse com a concavidade para baixo. O eixo posterior ainda contava com um par extra do mesmo tipo para condições de carga máxima.

Rodas gigantes calçavam a obra prima de Bugatti, com o estilo fechado característico dos modelos da marca. Quem as vê hoje tem a impressão de que foram instaladas posteriormente nos carros, já que as rodas raiadas e vazadas eram as que dominavam os modelos dos demais fabricantes. Os pneus tinham a medida 7,50-24. Tambores de freio também imensos, de 46 cm de diâmetro e 8,5 cm de largura, com comando mecânico, controlavam os ânimos exaltados pelo igualmente indiscreto conjunto mecânico.
Continua

A Park Ward construiu a carroceria desta limousine de teto rígido, um dos apenas seis Royales produzidos em "série"
Le Patron e sua arte magistral
Nascido em Milão em 15 de setembro de 1881, Ettore Arco Isidoro Bugatti (na foto com 19 anos) trazia de berço a afinidade com as artes. Seu pai Carlo desenhava mobília e jóias no estilo Art Noveau. Seu irmão Rembrandt (não confundir com o pintor holandês do Barroco) esculpia animais — o elefante que ornava o radiador dos Royales foi feito com base em um de seus trabalhos. Antes de criar seus carros mais autorais sob sua própria marca, o projetista italiano desenvolveu motores e veículos para firmas de terceiros.

Na Prinetti & Stucchi foi o responsável pelo Tipo 1 de 1898. A De Dietrich produziu, entre 1902 e 1904, os Tipos 3, 4, 5, 6, 7 que saíram da prancheta de Bugatti. Já na Deutz em 1907, ele desenhou os Tipos 8 e 9. Mas foi o popular Bébé Peugeot que mais projetaria seu trabalho longe do legado que levou o nome Bugatti. A empreitada de lançar a marca começou no Natal de 1909, quando o projetista alugou um antigo depósito em Molsheim, Alsacia, e seu amigo mecânico Ernest Friderich tratou de instalar todo o maquinário necessário. Apenas cinco unidades seriam fabricadas em 1910. Bugatti ficaria conhecido como Le Patron (o patrão), assim como por sua personalidade inovadora, ousada — nada melhor que o Royale para evidenciar isso — e rigorosa no trabalho.

A engenharia de seus carros era avançada e o estilo fazia deles objetos de status, sonho e culto para poucos, já que Bugatti era exigente inclusive com quem poderia ou não adquirir um de seus modelos. Em 1936, ele abriu um escritório da empresa em Paris e deixou seu filho Jean no comando da fábrica. Três anos depois, durante os testes do Tipo 57C, Jean sofreu um acidente fatal. Essa tragédia, seguida pela eclosão da Segunda Guerra, afastou o artista milanês de seu ofício. Ele morreria em 1947 e a Bugatti não voltaria a atuar no ramo de automóveis até a marca ser adquirida por um empresário italiano (hoje pertence à Volkswagen).

Ao longo de três décadas, Ettore Bugatti projetou cerca de 50 automóveis, quantidade tão surpreendente quanto a qualidade e a admiração despertada por esses carros.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade