Nos últimos anos, os picapes da Série F serviram de base para
algumas interessantes versões conceituais.

Em 1999 era apresentado o Desert Excursion, um picape de cabine
dupla e quatro portas com base no utilitário Excursion — não do
F-250, pois a caçamba estava integrada à cabine. A proposta de
rodar em condições severas levou ao uso de materiais mais
resistentes na parte dianteira, pneus bem maiores e suspensão
elevada. O motor era V10 de 6,8 litros e 310 cv.

Do mesmo ano é o F-150 Scuba, uma versão aventureira do picape de
cabine dupla. Vinha com rodas de 17 pol e robustos pneus
33/12,5-17, suspensão mais alta, motor V8 de 4,6 litros e 220 cv
e, no interior, acessórios para mergulho e pesca submarina,
incluindo um bote inflável. |

Em 2000, com base no F-350 Super Duty, era desenvolvido o conceito
Combatt, um modelo de demonstração para as forças armadas
americanas. Todo redimensionado, o picape tinha amortecedores com
controle eletrônico, molas a ar adicionais e enchimento de bordo
para os pneus — todos ajustados por um sistema central conforme as
condições de rodagem. Um sofisticado sistema de navegação por GPS
não poderia faltar.

Em termos de estilo, o mais ousado foi o F-150 Lightning Rod, de
2001. A carroceria foi toda reestilizada, o teto perdeu 25 mm de
altura e as rodas passaram a 20 pol. Nos bancos e na cobertura da
caçamba viam-se "tatuagens" da tribo Maori, da Nova Zelândia. O
motor V8 de 5,4 litros com compressor rendia 375 cv. |