Os motores eram os mesmos até a chegada de três novos, em 1965: os seis-cilindros de 3,95 e 4,9 litros (240 e 300 pol³), com potências de 150 e 170 cv, na ordem, e o grande V8 de 5,8 litros (352 pol³) com 208 cv. Os dois primeiros adotavam sete mancais de apoio para o virabrequim, com um ganho em suavidade que levava sua publicidade a falar no "seis que se sente um oito". Maior motor de seis cilindros já feito pela Ford, o 4,9 (em versão evoluída) equiparia nosso F-1000 só três décadas depois! |
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Ganhos importantes em conforto para 1965: a suspensão independente Twin-I-Beam, "com a rodagem que parece de um carro", e um motor de seis cilindros "que se sente um de oito" |
Outra grande novidade estava sob o veículo: a suspensão dianteira
independente Twin-I-Beam. O sistema usava dois eixos, cada um com
articulação próxima à roda do lado oposto. Com molas helicoidais,
trazia conforto de rodagem e estabilidade bastante apreciados àquele
tempo, em que o eixo dianteiro rígido era o padrão em utilitários. A
publicidade da Ford destacava a inovação com o mote "trabalha como um
caminhão, roda como um automóvel". Para comprovar a teoria, em 1966 o
fabricante anunciava o teste de uma empresa independente em seu picape
e quatro concorrentes. "Com um computador portátil que podia ser
movido de um veículo para outro" (imagine o leitor o tamanho do
equipamento há 40 anos...), indicara para ele uma rodagem 35% mais
confortável. |
Em 1967, um estilo bem conhecido no Brasil, pois foi usado no F-100 e no F-1000 até a década de 1990; os acabamentos Custom e Ranger atendiam aos pedidos de interiores mais confortáveis |
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No ano seguinte, dois V8 maiores substituíam o 352: o 360, de 5,9 litros e 215 cv, e o 390, de 6,4 litros e 255 cv. Freios dianteiros a disco tornavam-se opcionais nos F-250/350. Em 1969 a Ford lançava o modelo Crew Cab, com cabine dupla, quatro portas e longa distância entre eixos, bem-vindo tanto no transporte familiar quanto no de serviços. A lista de opcionais dos picapes continuava em crescimento: direção assistida, ar-condicionado, vidros verdes, rádio AM, servo-freio. Continua |
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