A versão picante SVT Lightning retornava em 1998 com a nova geração. Além do desenho intimidante, com pára-choques esportivos, suspensão mais baixa e rodas de 18 pol com pneus 295/45, trazia o V8 de 5,4 litros com um compressor, para chegar a 360 cv e 60,8 m.kgf de torque. Era o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e chegar a 222 km/h. O conjunto incluía câmbio automático, freios a disco com ABS, bancos com ajuste elétrico, controlador de velocidade e toca-CDs com disqueteira para seis discos.

A segunda edição do SVT Lightning estava mais para carro esporte que para picape: compressor, 360 cv (mais tarde 380), rodas de 18 pol, de 0 a 100 em 5,8 segundos

A mudança de estilo afetava apenas os picapes de menor capacidade, enquanto os demais — F-250 Heavy Duty e F-350 — seriam substituídos mais tarde por um modelo imponente, quase truculento. Lançado na linha 1999, impressionava pelo tamanho e recorria a formas retilíneas. Como no F-150, havia opção entre cabines simples, estendida e dupla e acabamentos XL, XLT e Lariat.

Além do V8 de 5,4 litros, os modelos mais pesados podiam vir com um V10 de 6,8 litros, 275 cv e 56,6 m.kgf de torque ou com o V8 turbodiesel de 7,3 litros, 235 cv e 69,1 m.kgf, este com câmbio manual de seis marchas (o automático era opcional em todos). E mantinham a suspensão Twin-I-Beam — a não ser quando dotados de tração integral, em que era usado o velho eixo rígido. No mesmo ano o F-150 Supercab recebia a segunda porta estreita, no lado do motorista, e o motor 5,4 ganhava 25 cv.

A reformulação do F-250/350 vinha dois anos depois do F-150, com estilo próprio e bem mais imponente; os motores V8 turbodiesel e V10 a gasolina despejavam alto torque

Em 2000, em parceria com o fabricante de motos (também fundado em 1903), a série Harley Davidson trazia um ar imponente ao F-150, com a pintura toda em preto, rodas de alumínio de 20 pol, pneus 275/45 e suspensão 25 mm mais baixa. Por dentro havia quatro bancos individuais e revestimento em couro, também preto. A versão escolhida era de cabine dupla e quatro portas, com motor V8 5,4 de 260 cv — no ano seguinte passaria a ter compressor e 340 cv.

A linha 2000 também trazia pedais ajustáveis. No ano seguinte aparecia o F-150 SuperCrew, o primeiro picape de cabine dupla e quatro portas na categoria de meia tonelada, e o ABS nas quatro rodas tornava-se padrão nos picapes. Entre os modelos 2002, destaque para a versão fora-de-estrada FX4, com proteções inferiores, amortecedores de alta resistência, decoração exclusiva e rodas de 17 pol com pneus todo-terreno. E o SVT Lightning passava a desenvolver 380 cv.

Para 2003, o F-150 retomava as linhas retas e o aspecto musculoso, além de ganhar espaço e conforto

Mais retilíneo   No Salão de Detroit de janeiro de 2003 aparecia mais uma reformulação integral do F-150, agora com formas mais robustas e linhas retas no lugar das curvas. O chassi ganhava resistência à torção nove vezes maior e capacidade de carga ampliada para 1.300 kg. Evolução expressiva notava-se também no interior, com acabamento de carro de luxo, 10 cm a mais de largura e 15 cm adicionais de comprimento útil. Para fácil acesso à bagagem atrás dos bancos, mesmo a cabine simples trazia estreitas portas adicionais de abertura inversa. Continua

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