Agora com três válvulas por cilindro, o motor V8 5,4 chegava aos 300 cv, ficando o V8 4,6 com 231 cv; não havia mais versão de seis cilindros. O nível de ruído e vibração era aperfeiçoado e cinco acabamentos — XL, STX, XLT, FX4 e Lariat — compunham a linha, com opção entre cabine simples, estendida e dupla (as duas últimas com banco inteiriço na traseira) e tração traseira ou nas quatro rodas.

Nos últimos anos a Ford tem lançado séries especiais em parceria com a Harley-Davidson, como esta do F-250 de 2004

O câmbio era sempre automático de quatro marchas, pela primeira vez com alavanca seletora no console central (antes, na coluna de direção), e a caçamba Flareside era oferecida com o comprimento intermediário, já que havia três opções de medida. O acabamento Lariat impressionava pelo luxo, com revestimento dos bancos em couro, ajuste elétrico para o do motorista, controle automático de temperatura do ar-condicionado, computador de bordo, retrovisor interno fotocrômico e rodas de 18 pol com pneus 265/60.

A antiga geração, contudo, permaneceu disponível por um ano. Produzida apenas no Canadá (as linhas nos EUA e no México foram dedicadas ao novo modelo) com cabine simples e dupla e os motores 4,2 e 4,6, passou a usar a designação F-150 Heritage. Também foi mantido por esse período o SVT Lightning, que acabou não tendo sucessor: embora a Ford tenha apresentado um espantoso picape conceitual de 507 cv com essa denominação, ainda no Salão de Detroit de 2003, após dois anos ele ainda não chegou ao mercado.

Mais potente picape Ford de todos os tempos, o novo F-150 Lightning de 507 cv foi apresentado como conceito, mas ainda não tem previsão de chegar ao mercado

Na linha 2004, a série Harley Davidson passou ao pesado F-250 Heavy Duty, que ganhou ar ainda mais intimidante com o acabamento monocromático preto. Foi disponível com cabine estendida e dupla e motores V10 6,8 a gasolina e V8 6,0 turbodiesel, sempre com tração integral. A sétima edição da série Harley, de novo derivada do F-150 — agora da nova geração —, aparecia em janeiro de 2005 com cabine estendida, rodas de 22 pol e uma primazia na linha: tração integral permanente com repartição variável do torque entre os eixos. O motor V8 5,4, sem compressor, tem 300 cv.

A tradição da Ford em picapes já completou um século. E, a julgar por seu sucesso nos quatro cantos dos EUA, ainda tem um longo caminho pela frente.

Ficha técnica
_ F-100 (1956) F-100 (1970) F-150 (1990)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 81 x 95,3 mm 101,65 x 76,2 mm 110,7 x 97,7 mm
Cilindrada 4.458 cm3 4.949 cm3 7.538 cm3
Potência máxima 173 cv 205 cv 230 cv
Torque máximo 41 m.kgf 40 m.kgf 55,3 m.kgf
Alimentação carburador injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 3, traseira 4, traseira automático, 4,
traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira eixo rígido independente, Twin-I-Beam
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 6,70-15 G78-15 ND
DIMENSÕES
Comprimento ND 5,97 m
Entreeixos 2,99 m ND 3,93 m
Peso 2.040 kg ND 1.960 kg
DESEMPENHO
Dados não disponíveis

ND = não disponível

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