Além de mais leves e favoráveis ao ar, os picapes traziam o motor V8 de 5,0 litros com a maior taxa de compressão dos últimos 10 anos (9,2:1) e controle eletrônico de ignição. Outros propulsores continuavam disponíveis: de seis cilindros com 4,1 e 4,8 litros, V8 a gasolina de 5,0, 5,75 e 7,4 litros e V8 5,75 a diesel. As versões 4x4 tinham caixa de transferência de alumínio, para menor peso, e rodas-livres dianteiras automáticas. O engate da tração integral podia ser feito a até 40 km/h. |
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Apesar dos bons 130 cv do motor V8 diesel de 6,2 litros, os americanos nunca aceitaram bem esse combustível nos picapes, salvo nos modelos mais pesados |
Um diesel de maior
cilindrada — o V8 de 6,2 litros e 130 cv — era introduzido em 1982,
com velocidade final de 145 km/h. Apesar de sua economia, os
americanos nunca se habituaram às características do diesel: até hoje
só os modelos mais pesados, para serviços severos, têm boa aceitação
com esses motores. Nesse ano a Chevrolet era líder no mercado de
picapes. Em 1985 chegava a opção de motor Vortec V6 de 4,3 litros,
conhecido aqui pelos S10 e Blazer, e dois anos depois o carburador era
extinto da linha. |
O estilo de nosso Silverado era lançado já em 1988 nos EUA, modernizando a linha de utilitários para toda a década seguinte |
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A linha contava com
picapes de cabine simples e estendida e caçamba Fleetside (normal) e
Sportside (com pára-lamas salientes). A estendida podia ter dois
comprimentos de caçamba, resultando em distância entre eixos de 3,59 ou
3,95 metros. Os freios já contavam com sistema antitravamento (ABS) nas
rodas traseiras e o tanque de combustível variava de 95 a 130 litros. O
modelo de cabine dupla e aquele com dupla rodagem na traseira
permaneciam na antiga geração por mais algum tempo. |
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A farta variedade de cabines, caçambas, motores e transmissões era ainda um destaque da oferta da GM; este é um K3500 de dupla rodagem e tração 4x4, quase um caminhão |
Em 1990 era
apresentado o 454 SS, picape esportivo com o motor de 7,4 litros
preparado para render 255 cv (leia
história). Dois anos depois as versões de cabine dupla e de dupla
rodagem traseira uniformizavam-se em estilo ao restante da linha, o
câmbio manual de quatro marchas era eliminado, o interior tinha nova
aparência e surgia um V8 turbodiesel de 190 cv para serviço pesado. |
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