Além de mais leves e favoráveis ao ar, os picapes traziam o motor V8 de 5,0 litros com a maior taxa de compressão dos últimos 10 anos (9,2:1) e controle eletrônico de ignição. Outros propulsores continuavam disponíveis: de seis cilindros com 4,1 e 4,8 litros, V8 a gasolina de 5,0, 5,75 e 7,4 litros e V8 5,75 a diesel. As versões 4x4 tinham caixa de transferência de alumínio, para menor peso, e rodas-livres dianteiras automáticas. O engate da tração integral podia ser feito a até 40 km/h.

Apesar dos bons 130 cv do motor V8 diesel de 6,2 litros, os americanos nunca aceitaram bem esse combustível nos picapes, salvo nos modelos mais pesados

Um diesel de maior cilindrada — o V8 de 6,2 litros e 130 cv — era introduzido em 1982, com velocidade final de 145 km/h. Apesar de sua economia, os americanos nunca se habituaram às características do diesel: até hoje só os modelos mais pesados, para serviços severos, têm boa aceitação com esses motores. Nesse ano a Chevrolet era líder no mercado de picapes. Em 1985 chegava a opção de motor Vortec V6 de 4,3 litros, conhecido aqui pelos S10 e Blazer, e dois anos depois o carburador era extinto da linha.

Reforma visual   Uma ampla reformulação de estilo vinha em 1988, assumindo o desenho que só chegaria aqui em 1997 com o Silverado. A linha C/K (C para tração traseira, K para integral, letras agora combinadas aos números 1500, 2500 ou 3500, conforme a capacidade de carga) exibia uma cabine moderna, arredondada, com vidros nivelados à carroceria, portas sem quebra-ventos e retrovisores integrados.

O estilo de nosso Silverado era lançado já em 1988 nos EUA, modernizando a linha de utilitários para toda a década seguinte

A linha contava com picapes de cabine simples e estendida e caçamba Fleetside (normal) e Sportside (com pára-lamas salientes). A estendida podia ter dois comprimentos de caçamba, resultando em distância entre eixos de 3,59 ou 3,95 metros. Os freios já contavam com sistema antitravamento (ABS) nas rodas traseiras e o tanque de combustível variava de 95 a 130 litros. O modelo de cabine dupla e aquele com dupla rodagem na traseira permaneciam na antiga geração por mais algum tempo.

O motor V6 4,3 desenvolvia 160 cv e os V8 mais "mansos" iam de 175 a 210 cv, este emprestado do Camaro. O V8 a gasolina mais potente, de 7,4 litros, agora desenvolvia 230 cv e torque máximo de 53,1 m.kgf a apenas 1.600 rpm. A linha dispunha de caixa manual de quatro ou cinco marchas ou automática de três ou quatro marchas.

A farta variedade de cabines, caçambas, motores e transmissões era ainda um destaque da oferta da GM; este é um K3500 de dupla rodagem e tração 4x4, quase um caminhão

Em 1990 era apresentado o 454 SS, picape esportivo com o motor de 7,4 litros preparado para render 255 cv (leia história). Dois anos depois as versões de cabine dupla e de dupla rodagem traseira uniformizavam-se em estilo ao restante da linha, o câmbio manual de quatro marchas era eliminado, o interior tinha nova aparência e surgia um V8 turbodiesel de 190 cv para serviço pesado.

Nos anos seguintes, alguns aprimoramentos técnicos eram adotados: câmbio automático com controle eletrônico em 1993, motor diesel de 6,5 litros (155 cv) como opção em 1994, bolsa inflável para o motorista e freios ABS nas quatro rodas em 1995. No ano seguinte, o acabamento de luxo Silverado com cabine estendida podia vir com uma porta adicional, apenas no lado direito, e o diesel de 6,5 litros recebia turbo, passando a 180 cv.
Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados