Todos os motores ganhavam potência em 1996: o V6 4,3 passava a 200 cv com injeção multiponto seqüencial, o V8 5,0 a 220 cv, o 5,7 a 250 cv, o 7,4 a 290 cv. Um ano depois vinham mais 10 cv para o 5,0 e 5 cv para o 5,7, enquanto a segurança era aprimorada com bolsa inflável do lado do passageiro, podendo ser desativada para o transporte de crianças naquele banco.

Uma versão que nunca tivemos aqui: a de cabine dupla com terceira porta no lado direito, para fácil acesso de passageiros e bagagem

A última geração   Envelhecida após 11 anos de mercado, a linha de pesados da GM era mais uma vez reformulada no modelo 1999. O nome Silverado identificava agora o modelo e não mais a versão de acabamento, enquanto a versão GMC chamava-se Sierra — mas eram mantidas as designações 1500, 2500 e 3500, alusivas à capacidade de carga. O desenho estava mais arredondado e harmonioso, embora sem afetar sua identidade. Os "dois andares" de faróis que o digam.

A cabine estendida trazia de série a terceira porta no lado direito, antes opcional. O picape ficava também maior entre eixos: 3,02 metros com cabine simples e caçamba normal, 3,37 m com a caçamba longa, 3,65 m com cabine estendida/caçamba normal e 4 metros na estendida/longa. A caçamba Fleetside oferecia opção entre 1,8 e 2,45 metros de comprimento, sendo apenas a mais curta disponível com o formato Sportside.
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Os especiais

Picapes preparados ou "customizados" são um segmento que atrai multidões — e os Chevrolets são freqüentes nesses grupos.

As rodas largas e baixas e a menor altura de rodagem compõem a receita básica, que pode ser somada a acessórios esportivos, remoção dos pára-choques, interior luxuoso e pinturas as mais ousadas, até com mudança de tom conforme a incidência de luz. Não falta quem rebaixe sensivelmente a capota, resultando no chamado chopped.

Outros preferem removê-la, tornando o veículo um conversível. Os modelos preferidos são os da década de 1950, com seu estilo arredondado e cabine alta — para chamar mesmo a atenção. Não é à toa que a GM escolheu o picape de 1953 como inspiração para o carro-conceito SSR, de 1999, que acabou se tornando modelo de produção em 2003.

Nas fotos, a partir da esquerda superior e em sentido horário, picapes de 1954, 1957, 1937 e outro de 1957, transformado em conversível.

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