Em termos mecânicos, boas novidades eram os freios a disco também na traseira (com ABS em toda a linha), amortecedores com ajuste de carga e a tração integral AutoTrac, que acionava as rodas dianteiras automaticamente quando necessário (podia também ser bloqueada em 4x4), uma inovação em picapes. O motor V6 4,3 de 200 cv era mantido, mas havia novos V8 de 4,8 litros (255 cv e 39,4 m.kgf) e 5,3 litros (270 cv e 43,5 m.kgf). O câmbio automático, de série no motor 5,3 e opcional aos demais, tinha um modo destinado ao reboque de cargas pesadas, com maior retenção de marchas.

A última renovação completa, em 1999, deixava o picape mais arredondado no estilo e eficiente na mecânica, com novos motores V8 de 4,8, 5,3 e mais tarde 6,0 litros

Revitalizada na competição com Dodge Ram e Ford F-150 (este remodelado em 1997), o Silverado recebia pequenas evoluções nos anos seguintes. Em 2000 chegava a porta traseira do lado esquerdo para cabine estendida, os motores V8 ficavam 15 cv mais potentes e as versões 4x4 recebiam pára-lamas alargados como opção.

Um ano depois, os modelos V8 de tração traseira e câmbio automático traziam controle de tração e os de cabine estendida tinham a caixa automática como padrão. No acabamento LT era disponível o sistema OnStar de comunicação, que entre outros recursos alerta uma central de atendimento sobre eventual disparo das bolsas infláveis. O GMC Sierra aparecia na versão C3, com motor V8 de 6,0 litros, 300 cv e 49,7 m.kgf, não disponível no Silverado. No começo do ano surgia a cabine dupla, com quatro portas de abertura convencional e o mesmo entreeixos da estendida.

O SS de 2003 trazia de volta o espírito do 454 SS de uma década antes, mas com uma desvantagem: a tração integral tornava difícil deixar longos rastros de pneus queimados nas arrancadas...

O sistema Quadrasteer de direção nas quatro rodas era a maior novidade da linha 2002, disponível para modelos de tração traseira e integral com cabine estendida apenas. Os modelos do ano seguinte ganhavam retoques de estilo na dianteira, ar-condicionado com dupla seleção de temperatura, controle de estabilidade StabiliTrak, novo painel, sistema de áudio Bose e opcionais como monitor de DVD para o banco traseiro e rádio por satélite XM.

Ainda em 2003, para matar — em parte — as saudades pelo 454 SS, era lançado o Silverado SS, com cabine estendida, motor V8 6,0 de 345 cv, tração integral, rodas de 20 pol com pneus 275/55, revestimento dos bancos em couro, suspensão esportiva e acabamento exclusivo monocromático. Embora muito rápido, acelerando de 0 a 96 km/h em 7,2 segundos, a tração nas quatro rodas não permitia deixar longos rastros de borracha queimada pelos pneus traseiros nas arrancadas mais vigorosas...

A concorrência está mais forte do que nunca, mas o Silverado 2004 mostra que ainda tem argumentos para manter o público fiel conquistado pela marca em mais de 80 anos

Finalmente, o Silverado 2004 trouxe a opção de cabine dupla para o modelo 1500, com motor V8 5,3 como padrão. A concorrência está mais ativa do que nunca, pois há os novos Dodge Ram e Ford F-150, além do Nissan Titan, mas a GM não estacionou. A linha 2005 oferecerá propulsão híbrida, com um motor elétrico para auxiliar o V8 sob maior solicitação, de modo a poupar cerca de 15% em combustível, segundo a marca. O elétrico não atua sozinho, mas pode manter ativo o ar-condicionado com o motor a gasolina desligado.

O que mais vem por aí? O conceito Cheyenne de 2003 pode indicar o caminho a ser percorrido em termos de estilo, enquanto a busca por menores consumo e emissões levará a motores cada vez mais eficientes. Depois de quase um século de evolução, os picapes pesados da Chevrolet são seu veículo mais vendido (e o segundo do mercado americano, atrás apenas da Série F da Ford) e têm ainda muita estrada pela frente.

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