No ano seguinte surgia o primeiro Blazer, então muito diferente do modelo brasileiro atual: tratava-se de uma perua conversível, com teto rígido removível ou capota de lona. No picape, o venerado motor de 350 pol³ (5,75 litros) entrava no lugar do 327 e a grade dianteira era redesenhada. Um ano depois o V8 de 402 pol³ (6,6 l) substituía o 396. Em 1971 vinha a versão topo de linha Cheyenne — a GM sempre homenageou tribos americanas nos nomes de seus produtos, como o picape Apache e a marca Pontiac. Nova mudança na grade o deixava mais atraente. |
Do simples Custom ao luxuoso Cheyenne Super, quatro opções de acabamento interno Como era tradição,
havia uma ampla gama de opções. Podia ser adquirido com caçamba curta
(6,5 pés de comprimento, quase dois metros) ou longa (oito pés, 2,4
metros), conhecida por lá como Longhorn. O comprimento total do
veículo podia chegar a 5,47 metros e o peso variava de 1.650 a 2.300
kg. Freios a disco dianteiros eram um pioneirismo na categoria,
adotados de série em toda a linha. |
O modelo 1973 exibia novo estilo frontal e o maior motor a gasolina já oferecido na linha: o V8 454, de 7,45 litros e 240 cv, já potência líquida |
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Perdendo potência
Com a adoção da potência líquida como
padrão nos EUA em 1972, os valores decresciam. O 4,1-litros tinha agora
100 cv; depois havia o V8 307 com 137 cv, o 350 com 145 cv e o 402 com
175 cv. Este carregava 80 litros de gasolina, que desapareciam
rapidamente se o pé pesasse no pedal da direita, e vinha com tração 4x4.
Havia opção de pneus com faixa branca e entre câmbio manual de três
marchas, dois automáticos — Powerglide e Turbo-Hydramatic —, todos com
alavanca na coluna, ou ainda o manual de quatro marchas com alavanca no
assoalho. |
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O que já foi comum era agora, em 1978, um item exclusivo: a caçamba Stepside, de pára-lamas salientes, oferecida como opção junto de uma decoração esportiva |
Um ano depois, todo
picape com motor V8 podia vir com tração integral permanente, importante
para facilitar a aplicação do enorme torque em pisos menos regulares. Em
1975 era a vez do volante ajustável em altura e do catalisador para os
modelos de maior capacidade de carga, de modo a atender às normas de
emissões. Dois anos depois, trava elétrica das portas, estabilizador na
suspensão dianteira e rodas esportivas Rally eram adotados. |
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