Era também introduzida a suspensão dianteira independente com barras de torção (exceto versões 4x4), pondo fim ao arcaico eixo rígido e melhorando em muito o comportamento e o conforto ao rodar. A publicidade a definia como "a melhor coisa depois de se pavimentar todas as estradas da América"... A traseira usava molas helicoidais, nos picapes até 750 kg, e o comando de embreagem passava a ser hidráulico. Os motores disponíveis eram o seis-cilindros de 3,9 litros e o V8 de 4,65 litros e 160 cv.

A nova carroceria de 1960 deixava os picapes mais largos e baixos, mas os detalhes ovais na frente só durariam dois anos; a suspensão dianteira passava a ser independente

Em 1962 desapareciam os estranhos ovais no topo do capô e os faróis duplos eram trocados por simples. Já no ano seguinte as barras de torção davam lugar a molas helicoidais na dianteira, a embreagem retomava o comando por cabo e novos "seis", com virabrequim apoiado em sete mancais em vez de quatro, substituíam o 3,9: o de 230 pol³ (3,8 litros), o mesmo que equiparia o Opala brasileiro a partir de 1968, e o de 292 pol³ (4,8 litros). Para os picapes de tração integral existia o 261 (4,3 litros), que duraria pouco tempo.

Um ano depois, um pára-brisa levemente curvo nas laterais aposentava o exagero do envolvente anterior e continuava a evolução em favor do conforto, com ar-condicionado e rádio opcionais. Em 1965 surgiam o motor V8 de 327 pol³ (5,4 litros) e o câmbio automático Turbo-HydraMatic.

A remodelação de 1967 os deixava mais próximos de um automóvel; o pacote Custom Camper era apropriado a quem usaria a caçamba como acampamento móvel

Como automóveis   A próxima reformulação da linha, em 1967, marcava em definitivo a entrada em uma fase em que o interior e o comportamento dos picapes buscavam a semelhança com os de um carro de passeio. A carroceria tinha perfil mais baixo, formas mais retilíneas e havia opção pelo acabamento Custom Sport Truck. Outro pacote era o Custom Camper, com suspensão mais firme, rodas e pneus mais largos, voltado a compradores que acrescentavam uma carroceria alta para uso como acampamento móvel, o chamado motorhome. Continua

Para ler

Chevrolet Pickup Color History - por Tom Brownell, Mike Mueller. Editora MBI Publishing, 128 páginas, em inglês. Dos primórdios da linha, em 1919, até o modelo 1994, o livro traz uma ampla galeria de imagens com picapes de modelos e épocas variadas.

Chevrolet Pickups - por Mike Mueller. Editora Motorbooks International, 168 páginas, em inglês. O mesmo autor centra-se nos modelos da General Motors, mas abrange toda a história dos modelos antigos, até 1972. Não faltaram o El Camino e o utilitário da linha Corvair, ambos derivados de carros de passeio.

Classic Pickups of the 1950s (Enthusiast Color Series) - por Mike Mueller. Editora MBI Publishing, 96 páginas, em inglês. Embora não se restrinja à GM, é interessante pela ênfase à década considerada a mais charmosa da história dos picapes. Explica como eles se tornaram opções aos automóveis.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados