Chega o V8   A introdução de um motor de oito cilindros com válvulas no cabeçote havia garantido aos picapes da Ford, em 1954, a liderança de vendas depois de anos de hegemonia da Chevrolet. A marca da gravata precisava responder e o fez na segunda série do modelo 1955, com um small block (bloco pequeno) de 4,35 litros (265 pol³) e 155 cv na linha chamada Task Force (força-tarefa). Para destacar o que havia sob o capô, o estilo era redesenhado, com formas mais retilíneas, "pestanas" sobre os faróis, grade quadriculada e o primeiro pára-brisa envolvente em um picape.

O motor V8 de 4,35 litros chegava para revigorar os picapes na competição com a Ford; o novo estilo incluía pára-brisa envolvente e "pestanas" nos faróis

Dirigi-los estava mais confortável, com direção assistida, servofreio, câmbio automático, sistema overdrive nas versões de meia tonelada e pneus sem câmara. O painel tinha o velocímetro formando um grande "V", como que em alusão ao motor, e o sistema elétrico passava a 12 volts. Os modelos de seis cilindros tinham 123 cv, enquanto os V8 chegavam a 205 com o carburador de corpo quádruplo adotado em 1956.

Ainda em 1955 era lançada a versão Cameo Carrier, uma proposta mais requintada: vinha com calotas do Bel Air e um revestimento de plástico reforçado com fibra-de-vidro no interior da caçamba, que adotava o formato chamado Fleetside — hoje comum, mas raro àquele tempo em que os pára-lamas salientes do Stepside dominavam o mercado.

Quando os pára-lamas salientes eram o padrão, o modelo Cameo Carrier surpreendia com as laterais lisas e o acabamento de luxo

Embora estranha, pois a caçamba muito baixa destoava da cabine, atraía as atenções. Seu interior era mais bem-acabado e o preço ficava 30% acima do picape básico. Em 1957 a cilindrada subia para 4,65 litros. Faróis duplos e nova grade chegavam em 1958, quando o Cameo deixava de existir e era oferecida como opção a caçamba Fleetside. O nome Apache agora aparecia entre os logotipos. Durante todo esse período a GM liderou as vendas da categoria.

Nova cabine   Na década de 1960 os picapes começavam a interessar também àqueles que não estavam nas fazendas do interior: faziam parte das grandes metrópoles, tanto do leste quanto californianas. Observando os novos costumes a General Motors iniciava a aplicar sofisticação aos utilitários, com motores mais potentes e acessórios de conforto. Por fora eles também deveriam ser mais atraentes.

Faróis duplos eram adotados em 1958, quando a caçamba denominada Fleetside tornava-se disponível aos demais picapes

A linha 1960 marcava a adoção de novo estilo, com cabine mais larga e baixa (altura total 17 cm menor), pára-lamas dianteiros integrados ao conjunto, ampla grade ligando os quatro faróis e dois adornos ovalados na parte superior da frente. As formas básicas eram similares às do C-14 que seria lançado no Brasil quatro anos depois. Na nova nomenclatura, a letra C indicava tração traseira, e K, nas quatro rodas, sendo combinadas a números. Surgiam assim códigos como C-1404 e C-1434, em que o "1" indicava capacidade de meia tonelada, o "4" a dimensão de caçamba e o "04" ou "34" seu desenho — Stepside e Fleetside, na ordem, nestes exemplos. Continua

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