O motor básico era de seis cilindros em linha, 3.277 cm³ e potência de 115 cv a 3.800 rpm. Alimentado por um carburador de corpo simples da marca Autolite, tinha caixa de três marchas, manual ou automática. Sua velocidade máxima era de 155 km/h e, apesar do desempenho modesto, era o mais econômico da linha. Logo acima vinha a opção do famoso V8 com 302 pol³ ou 4.949 cm³, que aqui foi utilizado no Maverick GT e depois no Galaxie. A potência subia para 210 cv a 4.600 rpm. Além da caixa com três marchas, tinha à disposição uma manual de quatro velocidades. |
Na linha 1969, algumas alterações de estilo e a mesma mecânica, com até 390 cv brutos em 7,0 litros
Outra opção, com o mesmo motor, mas um pouco mais potente, tinha 230
cv e permitia máxima de 178 km/h. Para um carro que pesava 1.650 kg e
media 5,32 metros, não estava nada mal. Começava mesmo a esquentar com
o motor 390, de 6.390 cm³ e 265 cv a 4.400 rpm, alimentado por um
carburador Holley de duplo corpo. O mesmo 390 também era fornecido com
um Holley de corpo quádruplo e 325 cv. A "selvageria" terminava com o
427 de 6.997 cm³ e 390 cv a 5.600 rpm. Nas três últimas motorizações
os freios a disco estavam presentes nas quatro rodas, necessários para
parar toda a potência. Como novidades havia outros itens de segurança,
um deles o volante retrátil. |
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A perua trazia um banco adicional no compartimento de carga, com duas posições diferentes, e a tampa traseira podia ser aberta para baixo ou para o lado |
As
propagandas da época sempre exaltavam suas qualidades familiares, tanto
para o cupê hardtop quanto para o sedã. E o modelo MX Brougham
era o líder entre os luxuosos de sua classe. Interessante na Wagon eram
as possibilidades de disposição do terceiro banco opcional. Podia tanto
ser inteiriço, voltado para trás, quanto lateral, em posição
perpendicular aos da frente. Também a abertura da tampa traseira era
pouco ortodoxa: em duas partes, como quase todas as peruas – tampa para
baixo, vidro da parte superior para cima –, ou para o lado, como uma
porta convencional para a entrada de passageiros. E havia muito espaço
no imenso compartimento de bagagem. Os bancos dianteiros vinham com
encosto para a cabeça e como opcionais havia ar-condicionado e rádio
AM-FM estéreo. |
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