A linha do sedã contava em 1969 com três versões: 1300 TI, GT 1300 Junior e 1600 Super, com potências de 94, 103 e 116 cv e velocidades finais de 160, 170 e 175 km/h, na mesma ordem. Por dentro eram muito bem-vindos os pedais suspensos. A alavanca do freio de estacionamento, antes sob o painel, passava para o meio dos bancos dianteiros e havia nova instrumentação, com desenho mais moderno e luxuoso. Os bancos estavam mais confortáveis e o interior mais ergonômico. Devido ao novo arranjo interno, o porta-malas ficava maior.

O 2000 GTV, em que o "V" significava veloz, justificava a sigla: com motor de 2,0 litros e 131 cv, chegava perto dos 200 km/h

Em junho de 1971 era lançado o cupê Giulia 2000 GTV. O motor de 1.962 cm³ fornecia 131 cv que permitiam chegar a 198 km/h. Por fora a grade do radiador estava toda cromada, as lanternas traseiras maiores e na lateral, na coluna traseira, o símbolo do trevo de quatro folhas dava lugar ao escudo de fundo branco com a serpente verde. O Giulia entrava na fase adulta com muita propriedade. Por dentro estava com mais classe, os bancos ofereciam mais conforto e os dianteiros tinham encostos de cabeça. Atrás, maior espaço para as pernas. O motorista contava com melhor posição de dirigir e seis mostradores bem à frente. O volante de madeira com raios metálicos estava ainda mais bonito e o console ganhava novo desenho. Continua

Nas telas
No filme original Golpe à italiana (The Italian job), de 1968, estrelado por Michael Caine, Noel Coward, Benny Hill e Robert Powell, o Mini Cooper é a estrela automobilística, mas aparecem vários Alfas sedãs da polícia italiana "tomando uma surra" deles. Coisa de filmes, pois os valentes carros da casa de Milão não deixariam por menos e dariam conta da perseguição. Excelente filme.

No elegante seriado cômico-policial de produção franco-britânica The Persuaders, que fez muito sucesso na década de 1970 na Europa e passou no Brasil anos depois, os milionários Brett Sinclair (Roger Moore) e Danny Wide (Tony Curtis) fazem investigações a bordo de um Aston Martin e um Ferrari Dino. Mas em várias cenas de vários capítulos os Alfas, tanto o cupê Bertone quanto o sedã (acima), aparecem. As cenas do seriado se passam na maioria na Inglaterra, França e Itália.

Para ler
Alfa Romeo Giulia GT Coupé Bertone - por Julien Lombard, editora ETAI (Editions Techniques pour L'Automobile et L'Industrie). Com 191 páginas, é rico em ilustrações de época, fichas técnicas, competições, testes e depoimentos de pilotos e famosos que tiveram o prazer de dirigir estes inesquecíveis Alfas. Toda a história, desde o projeto até o final da carreira.

Alfa Romeo Giulia Coupes - 1963-1976 - por R. M. Clarke. Inclui teste e reportagens detalhadas de 1300 GT, Junior, Cabriolet, Bertone, Sprint 1600 GT, GTC, Super, 1750 GTV, GTA e 2000 GTV. São 100 páginas com mais de 200 fotos.

Alfa Romeo Giulia 1300-1600 et 2000 - editora ETAI. Traz fotos de época, fichas técnicas e ilustrações detalhadas de peças mecânicas, de carroceria etc. Um manual para quem vai consultar, desmontar e remontar seu automóvel. Tem 150 páginas em francês.

Alfa Romeo - Always with passion - por David Owen, editora Homes. Parte da série Classic Makes, também traz muitas fotos de ótima qualidade, testes, fichas técnicas e curiosidades. Encadernação de primeira.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade