|
Uma vez que o Super Duty não estava disponível, também não havia motivo para manter caixas de grande capacidade: tanto a Turbo Hydramatic 400 quanto a Muncie manual eram descontinuadas. A única novidade interessante era o exclusivo formato envolvente do vidro traseiro, que o ajudava a se distinguir do Camaro e melhorava a visibilidade. No painel, o antigo velocímetro com escala para até 160 milhas horárias (256 km/h) dava lugar a um patético, mas realista, com escala que terminava em 100 mph (parcos 160 km/h): uma maneira de desencorajar os motoristas a explorar as reais possibilidades do Firebird. |
| O teto targa T-Top e a série de 50 anos da Pontiac, ao lado, eram novidades em 1976, época de bons índices de vendas para a linha Firebird |
![]() |
|
A
realidade era mesmo triste: o Trans Am V8 400 estacionava nos 185 cv,
estrangulado pelos catalisadores então impostos pela legislação, mas
ainda conquistava compradores com o generoso torque em baixas
rotações. O 455 continuava presente como H.O., mas amansado ao
extremo, com apenas 200 cv a baixas 3.800 rpm — o mesmo motor do
comportado Pontiac Bonneville. A queda no desempenho era mais do que
previsível: quarto-de-milha em 16,1 segundos. |
![]() |
A frente era remodelada em 1978, com quatro faróis retangulares e um "bico" em forma de "V" no centro; o Trans Am mantinha o grande emblema no capô |
|
Para
quem fizesse questão do V8, a oferta começava no pacote Esprit, com um
anêmico V8 de 301 pol³ (4,9 litros) de apenas 135 cv. Quem não se
contentasse com essa miséria eqüina poderia optar pelo V8 350 com... 155
cv! Para substituir o 455 era oferecido um Oldsmobile V8 403 (6,6
litros), mas para a Califórnia era usado o antigo 400, por causa das
normas mais rígidas de emissões. O sucesso foi tanto que no ano seguinte
as vendas atingiram seu ápice: 93.341 Trans Am de um total de 187.285
carros, oferecidos em cores berrantes como dourado, azul Royal e
vermelho. |
| Lançado para 1980, o motor V8 turbo de 4,9 litros e 210 cv não agradou: causava detonação e demorava a fornecer potência |
![]() |
|
Anunciado como o único V8 turbo, seu funcionamento era sofrível, por
causa do retardo de entrada de ação do equipamento — tudo o que um
americano menos aprecia... Problemas de
detonação eram constantes, reduzindo muito a vida útil destes
motores. Na Califórnia era usado um Chevrolet 350 de modestos 140 cv. O
Trans Am foi carro-madrinha da 500 Milhas de Indianápolis, mas para 1981
as mudanças foram mínimas e as vendas caíram 38%. A falta de
investimentos da Pontiac no modelo teve um bom motivo: a terceira
geração já estava a caminho. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |