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Longa vida A segunda geração da chamada F-Body (carroceria F) da linha GM, produzida por nada menos que 11 anos — de 1970 a 1981 —, parecia deixar o Firebird ainda mais semelhante ao Camaro. Mas só parecia: ao longo da década de 1970, o Pontiac conseguiu se tornar ainda mais distinto, firmando sua personalidade através de uma imponência que durou só até 1973 no Camaro. De 1974 em diante, o Firebird se tornaria um legítimo esportivo, enquanto o modelo da Chevrolet apelava para o luxo das versões LT, um tanto insossas. |
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No primeiro ano da segunda geração do Firebird a grade era também de Endura, na cor da carroceria, e deixava de ser produzido o conversível |
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Em
1970, o pára-choque e a grade dianteira do Firebird formavam uma peça
única, composta do material Endura apresentado em 1969, mas a grade não
era mais cromada e sim pintada na cor do carro. Criava-se o mesmo efeito
do GTO de 1967: o carro parecia não ter pára-choque. Os pára-lamas eram
mais arredondados, quando comparados com os do Camaro, e o comportamento
dinâmico estava mais arisco, pois a suspensão traseira agora contava com
estabilizador. As opções caíam de seis para apenas quatro e o
conversível deixava de ser oferecido. |
| A proposta de requinte da Pontiac era notada em seu material de divulgação: "Para pessoas que querer que seus carros esportivos sejam luxuosos" |
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Desenvolvidos pelo engenheiro aeronáutico Paul Lamar, a Pontiac afirmava
que os adereços aerodinâmicos podiam gerar até 23 kg de
sustentação negativa. Outro opcional
do Trans Am era o Shaker Hood, a seção no capô que se movia junto do
motor, montada sobre o Ram Air II — essa versão estava mais potente, com
370 cv, graças a cabeçotes trabalhados e coletores de admissão em
alumínio. Apenas 88 unidades foram construídas. O Ram Air IV também
ficava mais rápido, indo de 0 a 96 km/h em 5,6 s e percorrendo o
quarto-de-milha em 13,9 s. |
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O Trans Am ganhava adereços aerodinâmicos, que se dizia gerarem sustentação negativa, e o Shaker Hood por cima de um motor que chegava a 370 cv brutos |
A suspensão era um dos grandes destaques do carro, uma das mais bem
acertadas entre todos os esportivos americanos, incluindo o Corvette. O
estilo europeu conferia ao modelo bastante personalidade. O Trans Am
agora era oferecido também na cor azul, com as tradicionais faixas
decorativas e o nome no aerofólio traseiro. |
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