O Ford do país dos cangurus
O Falcon
não teve vida longa nos Estados Unidos, mas fez
adeptos |
|
|
A Ford iniciou atividades na Austrália em 1926, na cidade de Geelong,
Victoria, como uma subsidiária da unidade canadense da empresa. Em 1955
decidia-se pela fabricação local do Zephyr,
modelo de luxo da filial britânica, em vez de apenas montar os conjuntos
importados da Inglaterra. Contudo, ao viajar para os Estados Unidos em
1958, o diretor da Ford australiana Charles Smith não aprovou o Zephyr
que estava sendo remodelado para seu país. Smith conheceu então um
protótipo do Falcon, modelo compacto que
seria vendido nos EUA e Canadá, e não teve dúvidas: aquele era o carro
certo para a Austrália. |
O primeiro Falcon australiano, o XK de 1960, era praticamente igual ao americano, mas oferecia apenas o motor de 2,4 litros |
Além do sedã e da perua (lançada dois meses depois), seriam oferecidos
a partir de maio de 1961 dois utilitários: um furgão, ou panel van,
e um picape. Embora similares em conceito aos americanos Sedan
Delivery e Ranchero, os australianos
usavam a mesma distância entre eixos e as portas dianteiras do sedã, o
que os deixava menores que os equivalentes dos EUA — com entreeixos
130 mm mais longo e as portas maiores do Falcon de duas portas. Outra
versão interessante, apresentada em 1962, era um cupê de teto retrátil
elaborado com base no picape. Apenas seis unidades foram construídas
para um desfile com as seis finalistas do concurso de Miss Austrália. |
A fragilidade da suspensão foi um problema logo identificado, que teria correções nos anos-modelo seguintes |
Dois anos depois surgia a primeira remodelação elaborada no próprio país, sob o código XM. Ao lado da aparência renovada, que incluía uma tomada de ar no capô e lanternas traseiras mais altas, vinha um motor de 200 pol³ (3,3 litros) e 121 cv, chamado de Super Pursuit. Havia ainda uma versão cupê hardtop e evoluções na suspensão, freios, embreagem e escapamento. A série seguinte era a XP, em 1965, com linhas mais retas na frente e a opção do acabamento luxuoso Fairmont. Agora era possível notar a influência do estilo do Mustang, lançado no ano anterior pela Ford americana, em vez da inspiração nos modelos grandes da marca, como o Thunderbird. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 15/4/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |