Dos pódios aos holofotes

Favoritos das estrelas de Hollywood, os Duesenbergs J e SJ
trouxeram tecnologia das pistas ao topo da indústria americana

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação*

Houve um dia em que os automóveis de luxo americanos estiveram em pé de igualdade com os europeus, gozando da mesma reputação de excelência e vanguarda dos modelos feitos no velho continente. Fabricantes como Cadillac, Packard, Lincoln, Chrysler, Pierce-Arrow, Marmon, Stutz eram as pratas da casa e ganharam, ainda na década de 1920, a intensa e criativa concorrência de um trio de marcas de Indiana formado pela Cord, a Auburn e a Duesenberg. Todas as três tiveram seus modelos de sonho, como o Cord L-29 e o Auburn Speedster. Nada, no entanto, se comparava à magnitude dos Duesenbergs J e SJ.

Foi em meados da década de 1880 que a família Duesenberg deixou Lippe, na Alemanha, e instalou-se no estado de Iowa, nos Estados Unidos. Já na década seguinte os dois filhos, Frederick e August, começaram a produzir bicicletas, mesmo tendo tido pouca educação formal. Na virada do século 20 criaram um motor que podia ser colocado e retirado de uma de suas bicicletas. Fred foi trabalhar na produção dos automóveis Rambler enquanto as primeiras motos de seu irmão eram montadas.

Um modelo A de 1925, ao lado, e o J lançado em 1928, no alto: duas fases da história marcante da Duesenberg

Em 1906 os dois voltaram a trabalhar juntos em Iowa. O objetivo: produzir seus próprios carros. Bancados por dois empresários que cederam seus nomes para a nova marca, os irmãos Duesenberg criaram o primeiro Mason Maytag. Mas a empreitada não deu certo e eles partiram para a cidade de Saint Paul, em Minnesota. Lá fundaram em 1913 a Duesenberg Automobile & Motors Company, para produzir motores e carros de corrida.

O modelo J só seria lançado em dezembro de 1928 e coroaria uma série de empreitadas muito bem-sucedidas de Fred e August com automóveis de série e de competição. Entretanto, o primeiro Duesenberg de passeio havia sido apresentado no Salão de Nova York de oito anos antes, após seu projeto inicial somar vitoriosas passagens pelas pistas de competição (leia boxe). Era o modelo A, produzido na nova fábrica da empresa em Indianápolis.

As inovações técnicas seriam freqüentes na marca e começavam já pelo A, com motor de oito cilindros em linha, pistões forjados e freios com comando hidráulico

Ele foi o primeiro carro americano de série com motor oito cilindros em linha — três anos à frente do mercado. Trazia freios com comando hidráulico nas quatro rodas, item ainda mais precoce em relação à concorrência, e pistões forjados. O modelo A era derivado de um carro de corrida que trazia a tiracolo 66 recordes na Sheepshead Bay Board Speedway. Grande parte dos testes pré-produção foi realizada no circuito de Indianápolis, um deles com três semanas de duração. Continua

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*Agradecimentos ao Auburn Cord Duesenberg Museum pelo envio de imagens

Data de publicação: 8/7/06

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