O DS foi feito em boa variedade, sobretudo pelas indústrias
francesas de miniaturas.
A Husky vendia muitas no Brasil na década de 1960. Fez uma perua
Safari na cor dourada, escala 1:60. Também a Siku vendeu aqui anos
atrás, na mesma escala da Husky, um DS 23 azul com bancos
vermelhos.


Na escala 1:43 a Solido
francesa fez a coleção Route National 7, com modelos famosos e
populares das décadas de 1950 e 1960. O DS sedã, preto com teto
branco ou verde-claro com teto preto, é muito detalhado e
bem-acabado. Também nas versões táxi, bombeiro, conversível
(acima) e do Rali de Monte Carlo. Fez ainda modelos na escala
1:16, muito bem acabados.

A Vitesse, competente
fábrica de miniaturas de Portugal, fez várias versões do DS. Na
escala 1:43 foram os modelos DS 19 1956, policial, bombeiro, Rali
de Monte Carlo 1959, Safari Africa D'est 1965, em edição limitada,
e o "Pompieri Di Parigi" de 1961. Não menos curioso é o carro do
general De Gaulle, com teto aberto e o presidente acenando, como
em um desfile (acima). |

A franco-britânica Dinky
Toys fez modelos muito caprichados nas décadas de 1950 e 1960. São
valiosíssimos se bem conservados e acompanhados da caixa.

A Mafma (Provence Moulage)
francesa faz miniaturas quase artesanais que beiram a perfeição,
como os cupês Le Dandy (acima) em várias cores na escala 1:43. Vêm
sobre uma plataforma de madeira. Outra opção é o cupê de rali
Grupo 5, muito bem detalhado. A Quiralu francesa também
caprichou na escala 1:43. Fez um ID 19 Break ambulância.

A Rio, empresa de origem
italiana, também fez belas miniaturas das versões sedã e perua, em
várias decorações em 1:43. Acima uma ID 19 Break de 1958. A
FunRise americana fez, na escala 1:60, o modelo do filme De
Volta para o Futuro II. Vale como lembrança. |