Em um tempo de exageros de estilo, o sedã Fireflite 1958 não fugia à tendência americana

O Adventurer aparecia com a opção de injeção de combustível Bendix, a primeira eletrônica em um automóvel de produção, que levava a potência de 345 para 355 cv. Apresentou tantos problemas, porém, que a maioria dos carros atendeu à oferta do fabricante de trocá-la por dois carburadores quádruplos. Em um momento de recuperação da imagem como aquele, a falha da injeção só contribuiu para que os compradores perdessem confiança na DeSoto, não raro considerado o novo motor inferior ao Hemi usado até então.

O resultado é que em 1958 a divisão perdeu quase 70% de seu mercado, caindo abaixo dos números de duas décadas antes — concorreu para isso a recessão econômica nos EUA, que afetou sobretudo as vendas de carros de preço médio. No ano seguinte vinham alterações de estilo mais extensas e o motor V8 crescia novamente, para 383 pol³ (6,3 litros), mas fornecia potência semelhante à anterior, 350 cv. O Firesweep deixava de existir. Não foi o bastante para reerguer a marca, que em 1959 era uma das duas únicas do mercado a vender menos que no ano anterior.

A linha DeSoto 1960: exagero na grade, aletas mais discretas e nova estrutura monobloco

Em declínio   A linha Adventurer crescia para 1960, com a chegada do sedã convencional e do sedã hardtop de quatro portas e de numerosas opções de cores. Por outro lado, saíam de produção os modelos conversíveis, as peruas e o Firedome. Uma reformulação visual deixava os remanescentes Adventurer e Fireflite praticamente iguais aos Chryslers, com a nova estrutura monobloco, uma enorme grade e aletas menos exageradas na traseira. Entre os recursos internos, os bancos dianteiros giravam para fora com as portas abertas de modo a facilitar o acesso e a saída dos ocupantes. Continua

Nas telas
Zorba, o Grego (Zorba the Greek) foi um filme muito famoso da década de 1960, filmado em preto e branco em 1964. O grande Anthony Quinn faz Alexis Zorba numa magistral interpretação. Famosos como Alan Bates (Basil), Irene Papas (Widow) e Lila Kedrova (Madame Hortense) compõem o elenco principal. Zorba e Basil saem da Grécia e vão até a ilha de Creta num barco que balança muito. Na ilha usam um táxi DeSoto Six de 1931 (abaixo) até um modesto hotel. O imperdível filme já existe em DVD, ganhou vários prêmios (entre eles três Oscars) e recebeu quatro outras indicações.

Nos filmes do grande ator e diretor Jacques Tati aparecem muitos carros. E na ótima comédia Meu Tio (Mon oncle), de 1958, não foi diferente. Nele o antiquado senhor Hulot se depara com a modernidade de forma cômica, onde há objetos revolucionários, inexistentes mesmo nos dias de hoje. E carros modernos para a época aparecem nesta singela comédia. É o caso de dois DeSotos. Em engarrafamentos aparece um belo 1955 Fireflite 1955 branco com capota preta, que se destaca ao lado de outros americanos. Mais ousado é um Fireflite cupê 1957, que exibe seus belos "rabos de peixe". O filme é divertidíssimo.

Os melhores suspenses de várias décadas saíram da cabeça do genial Alfred Hitchcock. Um deles, Um corpo que cai (Vertigo), de 1958, é estrelado pelo grande James Stewart e pela estonteante Kim Novak. Ele faz o papel de um detetive aposentado (John "Scottie" Ferguson) que sofre de acrofobia e passa a investigar uma mulher (Madeline Elster/Judy Barton), interpretada por Kim Novak, que tem um comportamento estranho. Nas investigações ele usa muito um belo Firedome Sportsman cupê branco de 1956 (acima).

Sucesso na mesma época foi Sabrina. O filme romântico de 1954 tem como protagonistas grandes atores como Humphrey Bogart, William Holden e a charmosa Audrey Hepburn.

Ela faz o papel de filha do chofer, e eles, de grandes playboys, filhos de um magnata americano de nome Larrabee. Na grande garagem, muito limpa, há vários carros desejáveis na época. Ao lado de um Nash-Healey podemos ver um galante DeSoto Firedome de 1953.

Diz-se que Clyde Barrow, o bandido de Bonnie and Clyde, escreveu a Henry Ford elogiando seus motores V8 pelo desempenho, que dava trabalho aos carros da polícia. Talvez seja uma anedota da época. No bom filme Bonnie and Clyde (Uma rajada de balas), de 1967, podem-se ver vários pegas de carros. Este divertido policial teve como protagonistas Warren Beatty, no papel de Clyde, e Faye Dunaway como Bonnie Parker. Os românticos ladrões de bancos gostavam de carros potentes e, numa das cenas com muitos tiros, vê-se um DeSoto Special Six quatro-portas, verde, de 1932 (abaixo).

Outro estrelado por Warren foi Dick Tracy, de 1990. A produção é espetacular, assim como os efeitos especiais. Capricharam nos cenários, fotografia e nos figurinos. O detetive criado em 1931 tem adversários famosos como Big Boy Caprice, interpretado pelo grande Al Pacino (quase irreconhecível pela maquiagem), e Dustin Hoffman. Numa cena noturna vários carros policiais cercam um prédio. Estacionado no lado oposto está um belo DeSoto cupê 1937 na cor branca. Ótimo filme para quem também apreciou o desenho animado da década de 1960 e os quadrinhos.

Outro que veio dos quadrinhos é O Fantasma (The Phantom), filme de 1996. Seu elenco é formado por Billy Zane, que faz o papel duplo do Fantasma e de Kit Walker; pela bela Kristy Swanson, que faz Diana Palmer; e a estreante Catherine Zeta-Jones, que faz a malvada Sala. Com ótimas cenas de ação, passadas na selva e também na Nova York dos anos 30, numa cena nesta cidade podemos ver um Airflow na cor marrom de 1935.

O filme Ray, que conta a história do grande músico Ray Charles, foi às telas em 2004. Retrata a vida do músico desde sua infância pobre até os dias atuais — ele viveu entre 1930 e 2004. Teve grande interpretação de Jamie Foxx, que foi o vencedor do Oscar pelo papel. Neste filme podemos ver carros de várias épocas e o DeSoto também está lá: numa cena de rua aparece um modelo branco de 1941 e, pouco depois, um táxi Airstream de 1935.

por Francis Castaings

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