Em meados do ano, para a linha 1970, chegava mais uma versão: a Eliminator, com rodas esportivas, aerofólio na traseira, defletor dianteiro, logotipo no pára-lama, faixas duplas nas laterais superiores (uma preta, outra na mesma cor do carro, mas com contorno preto), faixa preta ao centro do capô e entrada de ar da mesma cor. Não passava despercebido, sobretudo nas cores mais vivas, como amarelo e laranja. Por dentro o volante esportivo de menor diâmetro tinha quatro raios e o acabamento era todo preto. |
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O Eliminator: rodas, aerofólio, faixas e tomada de ar para um aspecto esportivo, enquanto o V8 Cleveland 351 e o grande 429 garantiam o desempenho |
O
Eliminator usava o motor 351 Cleveland, produzido nessa cidade do
estado americano de Ohio. Com carburador quádruplo, desenvolvia 290
cv. Também disponível estava o big-block (bloco-grande) 429, o
mesmo do Mustang Boss,
com 7,05 litros e admissão induzida de ar,
que autorizava 375 cv. Isso mesmo: outro motor com quase a mesma
cilindrada dos conhecidos 428 (que permanecia com 335 cv) e 427. A
demanda pelos grandes V8 era tão vasta nos EUA que os fabricantes
podiam se dar ao luxo de ter propulsores similares em tamanho, mas de
concepções diferentes e sem muitos componentes em comum. |
Para 1971 chegava um novo Cougar, de estilo "gordo", que perdia a esportividade da primeira geração; o Eliminator já desaparecia |
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No interior, mudava o painel, que perdia o enorme relógio sobre o porta-luvas. Controle elétrico dos vidros e ajuste elétrico do banco do motorista estavam entre os opcionais, assim como ar-condicionado, calotas cromadas e pneus de faixa branca. O Eliminator não estava mais em produção e as opções de motores reduziam-se a duas: o Windsor 351, com 285 cv, e o grande 429, com 370 cv. As leis de proteção ambiental já começavam a baixar a potência dos carros nos EUA — em especial na Califórnia, a mais atingida pela poluição. No ano seguinte, com a entrada em vigor da medição líquida, os valores nominais ficavam bem mais modestos: 168 e 266 cv nas duas versões disponíveis, ambas com o motor 351 (o 429 era abolido). Continua |
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