Chegando a 7,0 litros Em 1968 entrava em cena o famoso motor 427, de 7,0 litros, com 390 cv, na versão GT-E. Com ele o Cougar atingia os 100 km/h em 7,3 segundos e o quarto de milha em 15,1 s. Por seu peso elevado, porém, prejudicava o comportamento em curvas e não foi tão apreciado. A Mercury não demorou a responder às críticas: no mesmo ano-modelo adotava o novo 428 da corporação, de cilindrada semelhante, que desenvolvia 335 cv — um valor que se acredita ter sido forjado para acalmar as companhias de seguro e que, na verdade, estaria próximo aos 390 do motor anterior. |
Sempre acompanhado pelo felino, o cupê da Mercury ganhava motores de 7,0 litros em 1968: primeiro o 427, depois o 428, mais leve e que melhorou o comportamento dinâmico |
![]() |
Outra novidade desse ano foi a edição XR-7G, em que a letra
homenageava o piloto Dan Gurney, que corria pela Mercury na época. O
pacote, aplicável a qualquer versão do carro, compreendia elementos
estéticos como tomada de ar no capô, retrovisores esportivos e novas
rodas, além de teto solar, pneus mais largos (FR70-14) e quatro saídas
de escapamento. Como Gurney passou a competir pela Plymouth em 1969, a
série teve vida curta. |
![]() |
Na linha 1969, grande novidade era o conversível, mas mudavam vários detalhes da carroceria e chegava o motor V8 de 5,75 litros, com até 290 cv |
O motor 302 na versão básica passava a ter 290 cv e entrava em cena o Windsor 351, de 5,75 litros, com duas opções de potência — 250 e 290 cv. O nome referia-se à cidade canadense (na província de Ontário) onde era fabricado, servindo para o diferenciar do Cleveland 351, de outra família. E chegava o modelo conversível, para agradar em especial os compradores da Califórnia e da Flórida. Era muito bonito e, se a capota de lona fosse de cor diferente da carroceria, fazia um contraste interessante. Por dentro também havia alterações: no painel havia quatro grandes mostradores do mesmo diâmetro e o relógio vinha junto ao porta-luvas. O aro do volante tinha imitação de madeira e o controle dos retrovisores externos era elétrico. Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |