A aguardada versão esportiva não demorou a aparecer. Em 2000 chegava o Clio Sport 16V, cujo motor de 1.998 cm³ era o mais potente 2,0-litros de aspiração natural na Europa. Fornecia 172 cv e 20,4 m.kgf, com um variador de fase aplicado ao motor que, em modelos mais comportados da marca, tinha 138 cv. O pacote, disponível só para o três-portas, incluía molas mais baixas, bitolas alargadas, rodas OZ de 15 pol com pneus 195/50 e discos de freio maiores. Mas o supra-sumo em desempenho no modelo francês ainda estava por chegar: o vigoroso Clio Sport V6 — aquele mesmo que, segundo a Renault, não seria produzido.

Em 2000, a primeira versão "quente" do novo Clio: a Sport 16V, em que o motor de 172 cv era o 2,0-litros mais potente da Europa com aspiração natural

Colocado no mercado ainda em 2000, o V6 era fabricado pela TWR (Tom Walkinshaw Racing) na Suécia e seguia as características da versão conceitual, mas com potência um pouco menor: 230 cv em vez de 250. O torque era de vigorosos 30,6 m.kgf. Atingia 235 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, marcas que impressionam diante do carro que lhe deu origem. Para lidar com tanta potência adicional, recebia estrutura reforçada, bitolas 38 mm mais largas, distância entre eixos 110 mm maior e freios a disco ventilado também atrás. E usava suspensão traseira própria, independente com braços arrastados, já que o eixo de torção não poderia transmitir tração. Continua

Em escala

A primeira geração do Clio foi reproduzida em três versões pela Solido francesa: o modelo de três portas, em vermelho ou preto, e o Williams de 1993, em azul com rodas douradas (acima). Todos em 1:43, são apenas razoáveis em detalhes.

A italiana BBurago também fez o modelo inicial nessa escala, em verde-água, que fica longe do habitual detalhamento da marca.

Ainda em 1:43, a Universal Hobbies fabricou o Williams, também azul com rodas douradas, e um prateado com decoração de rali.

A segunda geração foi feita pela Vitesse. O três-portas vermelho, em 1:43, tem excelente acabamento e fidelidade dos detalhes.

Com a mesma escala, o segundo Clio foi oferecido pela BBurago em dourado e, numa versão de corridas, em azul. Mais uma vez, eram miniaturas simples e sem muitos detalhes.

A Universal Hobbies lançou, dessa geração, o Sport 16V em azul escuro, o V6 de rua em um azul mais vivo (acima) e um V6 de competição em branco. Todos em 1:43, têm a frente adotada em 2001.

Também dessa fase do Clio é o Privilège cinco-portas da Norev, em prateado ou em vinho. É mais um em 1:43, mas com bom detalhamento e bem parecido com o modelo brasileiro.

Quem prefere miniaturas maiores tem no V6 da Revell uma rara opção em 1:18. Em prata, reproduz o primeiro modelo (de 2000) com notável detalhamento. Também é oferecida uma versão em amarelo, decorada para a categoria monomarca Trophy.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade