Na Inglaterra, Cavalier   Há uma região da Europa onde a atuação da Opel sempre foi discreta: o Reino Unido, terra da Vauxhall, marca que iniciou a produção de automóveis em 1903 e tornou-se parte do grupo GM em 1925. Embora tenha criado seus próprios modelos por décadas, como o Viva, a marca inglesa começou uma sinergia com a alemã nos anos 70. Um dos resultados foi o Vauxhall Cavalier, nome do Ascona de segunda geração naquele mercado.

Assim como o segundo, o terceiro Ascona teve uma versão para o Reino Unido com o nome Vauxhall Cavalier; a versão da foto é a potente SRi com motor de 2,0 litros e 130 cv

Produzido tanto em Luton, Inglaterra, quanto em Antuérpia, na Bélgica (o primeiro Vauxhall feito no exterior), tinha um desenho frontal próprio, bem ao estilo da empresa, e só oferecia motores de 1,6 e 1,9 litro — além, claro, de ter o volante no lado direito. Mais tarde receberia o 2,0-litros e uma versão de entrada 1,3. Curiosamente, o Ascona alemão também foi vendido no Reino Unido até 1981, quando a GM decidiu concentrar suas operações britânicas na Vauxhall.

No ano seguinte o Cavalier tornava-se igual em desenho ao Ascona de terceira geração. Oferecia os mesmos motores, mas a versão de duas portas durou pouco tempo e só em acabamento básico. Em contrapartida, uma parceria com a Holden australiana permitiu fazer uma perua desse modelo, que nunca existiu na Alemanha. O desenho da traseira era o mesmo da Camira daquele país. A versão mais picante do Cavalier, a SRi de 2,0 litros e 130 cv, teve uma edição especial Calibre, disponível só em vermelho, com itens aerodinâmicos da preparadora Irmscher, bancos Recaro e suspensão esportiva.

Um "Monza" que só existiu com volante à direita: a perua Cavalier, em que os ingleses da Vauxhall usavam a seção traseira da carroceria da Holden Camira australiana

Com a substituição do Ascona pelo Vectra, em 1988, os ingleses receberam o novo carro com o tradicional logotipo Cavalier, pois a Vauxhall não desejava uma associação do nome com o de seu antigo modelo Victor, de pouco sucesso. Mas o receio acabou em 1995, por ocasião do lançamento do segundo Vectra, cujo nome alemão foi mantido no Reino Unido.

Ficha técnica
_ Ascona SR 1,9
(1973)
Ascona 400
(1980)
Ascona SR 1,8
(1983)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
4 em linha
transversal,
4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 93 x 69,8 mm 95 x 85 mm 84,8 x 79,5 mm
Cilindrada 1.897 cm3 2.410 cm3 1.796 cm3
Taxa de compressão 9:1 ND ND
Potência máxima 90 cv a
5.100 rpm
144 cv a
5.100 rpm
115 cv a
5.800 rpm
Torque máximo 15,1 m.kgf a
2.500 rpm
21,4 m.kgf a
3.800 rpm
15,7 m.kgf a
4.800 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 5, traseira 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos independente, McPherson
Traseira eixo rígido eixo de torção
RODAS
Pneus 175/70 R 13 195/60 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 4,13 m 4,32 m 4,37 m
Entreeixos 2,43 m 2,51 m 2,57 m
Peso 930 kg 1.010 kg 1.050 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 200 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 7,6 s ND
ND = não disponível

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