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| Sedã esportivo à italiana 
			 Desenhado 
        para o mercado nacional, o Alfa Romeo 2300 | 
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        Do motor com duplo comando de válvulas aos pneus radiais, do câmbio de 
        cinco marchas ao desempenho notável para seu tempo, sem esquecer o 
        estilo em sintonia com o do Alfa Romeo 2000 na Itália, o
        FNM 2000 JK — depois chamado apenas de 
        FNM 2000 e, mais tarde, 2150 — representou um importante marco para a 
        indústria brasileira de automóveis ao ser lançado, em 1960. Decorrida 
        mais de uma década, porém, seu apelo já não era o mesmo. | 
| Em vez de trazer um projeto italiano, como o FNM 2000, a empresa desenvolveu aqui o modelo 2300, que estreava em 1974 com inovações como os freios a disco nas quatro rodas |  | 
| A 
          monotonia, porém, estava por terminar. A empresa sediada no distrito 
          de Xerém, no município de Duque de Caxias, RJ, desenvolvia um sucessor 
          para o veterano 2000/2150, desta vez com desenho individual, não a 
          simples cópia de um modelo italiano. Seu nome traria a aura de 
          esportividade da marca fundada em 1910 em Milão, a Anonima Lombarda 
          Fabbrica di Automobili: Alfa Romeo 2300. | 
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| O novo motor de 2,3 litros 
          tinha, como os anteriores, duplo comando e câmaras hemisféricas; com potência bruta de 140 cv, dava bom desempenho ao sedã | 
| Por dentro, o 2300 exibia um ar esportivo característico da marca, como o volante de três raios metálicos, cujo aro de plástico simulava madeira, e os bancos dianteiros individuais, reclináveis e com encostos de cabeça opcionais. O painel trazia um amplo conta-giros — tradição iniciada em 1960 — posicionado de modo que, no regime de potência máxima, o ponteiro estivesse na vertical para ser notado pela visão periférica do motorista. Outros equipamentos eram manômetro do óleo, lavador do pára-brisa (por bomba de pressão) que acionava o limpador, apoio de braço central no banco traseiro e cintos de três pontos para quatro ocupantes. Rádio com antena elétrica, vidros verdes e ar-condicionado eram opcionais. Continua | 
| Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 11/11/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |