O gigante de Le Mans
Potente a ponto de gerar
medo entre os pilotos, o Porsche |
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Os anos 1960 e 1970 foram talvez os mais ricos para a categoria esporte
e o Campeonato Mundial de Marcas. Várias fábricas tiveram participação
direta e indireta, como a alemã Porsche, as italianas Ferrari e Alfa
Romeo, as francesas Matra e Alpine, a americana Ford e as inglesas
Mirage e Lola. |
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Um dos antecessores: o 917 de cauda longa foi substituído pelo 917 quando o regulamento do Campeonato de Protótipos Esporte permitiu motores de maior cilindrada |
Em
meados da década de 1960 a FIA, Federação Internacional do Automóvel,
mudava o regulamento da categoria do Campeonato de Protótipos Esporte.
Os carros poderiam ter até 5.000 cm³ de cilindrada e uma produção
mínima de 50 unidades por ano. No entanto, foi acordado que 25
bastavam para serem homologados no grupo 4. Na categoria protótipo os
carros poderiam ter até 3.000 cm³ (eliminando das competições o
Ford MK IV e o
Ferrari P4) e os GTs poderiam deslocar
até 7.000 cm³. Encaixavam-se nesta o Corvette e outros "monstros"
americanos. E nesse campeonato os pontos eram dos carros, das marcas e
não dos pilotos.
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Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 18/9/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |