Para completar toda a repercussão deixada pelo motor mais vigoroso, o
Salão de Berlim de 1935 apresentava uma novidade que causaria grande
sensação. Era o Spezial Roadster, que portava elegantes linhas
dominadas pelo pára-brisa dividido ao meio em "V" e mais baixo, os
pára-lamas em formato de ondas, projetadas para frente, e a linha da
cintura harmoniosamente rebaixada na altura das portas. Dois tubos de
escapamento brotavam da lateral direita do capô, dando-lhe um charme
extra. Suas portas tinham abertura para trás, ao estilo suicida. A
traseira mostrava a herança genética dos esportivos S dos anos 1920,
com dois estepes fixados um sobre o outro na carroceria. Custava 28
mil marcos, seis mil a mais que as demais versões, suficiente para
comprar uma casa bem mobiliada.
Indomável obra-prima
Os atrativos do 500K faziam das versões customizadas raridades, até
porque a Mercedes adaptava alguns pedidos especiais de clientes que
pudessem pagar por isso. Ainda assim, o fabricante introduziu sua
evolução, o 540K, em 1936. A maior novidade era o motor de 5.401 cm³
(88 x 111 mm), com potência de 115 a 180 cv, conforme o uso ou não de
compressor. O mais potente era capaz de gerar um torque máximo de 44
m.kgf a 2.200 rpm e chegar a 170 km/h, com velocidade de cruzeiro da
ordem de 135 km/h.
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