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O chassi da linha 500 era oferecido em duas versões, com 2,98 e 3,29 metros de entreeixos. O 500K ia de 0 a 100 km/h em 16 segundos, mas os alemães valorizam muito mais a velocidade que a aceleração. A máxima de 160 km/h, então impressionante, não permitiria admirar a beleza das linhas do 500K ao vê-lo passar numa autobahn. E, certamente, não era um carro para quem buscava economia: fazia entre 3 e 4 km/l. Entretanto, conseguia uma autonomia razoável em função do tanque de 110 litros, instalado na traseira. Eram marcas superlativas de um carro criado para impressionar.

Com o 540K, em 1936, a potência voltava a crescer: os 5,4 litros resultavam em 180 cv quando associados ao compressor

Para completar toda a repercussão deixada pelo motor mais vigoroso, o Salão de Berlim de 1935 apresentava uma novidade que causaria grande sensação. Era o Spezial Roadster, que portava elegantes linhas dominadas pelo pára-brisa dividido ao meio em "V" e mais baixo, os pára-lamas em formato de ondas, projetadas para frente, e a linha da cintura harmoniosamente rebaixada na altura das portas. Dois tubos de escapamento brotavam da lateral direita do capô, dando-lhe um charme extra. Suas portas tinham abertura para trás, ao estilo suicida. A traseira mostrava a herança genética dos esportivos S dos anos 1920, com dois estepes fixados um sobre o outro na carroceria. Custava 28 mil marcos, seis mil a mais que as demais versões, suficiente para comprar uma casa bem mobiliada.

Indomável obra-prima   Os atrativos do 500K faziam das versões customizadas raridades, até porque a Mercedes adaptava alguns pedidos especiais de clientes que pudessem pagar por isso. Ainda assim, o fabricante introduziu sua evolução, o 540K, em 1936. A maior novidade era o motor de 5.401 cm³ (88 x 111 mm), com potência de 115 a 180 cv, conforme o uso ou não de compressor. O mais potente era capaz de gerar um torque máximo de 44 m.kgf a 2.200 rpm e chegar a 170 km/h, com velocidade de cruzeiro da ordem de 135 km/h.

O rei das autobahnen: com velocidade máxima de 170 km/h, era difícil superar o oito-em-linha do 540K nas estradas alemãs

O 540K tornou-se o ícone máximo desse projeto, aliado à nova versão do Spezial Roadster, apresentada em meados daquele ano. Também produzido na fábrica de Sindelfingen, ele é até hoje um dos mais belos e cobiçados automóveis já feitos. Desenhado por Hermann Ahrens com linhas sensuais, harmônicas e de extremo bom gosto no entreeixos maior, o Spezial Roadster era superior em elegância à maioria dos melhores modelos customizados. Continua

Para ler
Mercedes-Benz: 110 Years of Excellence (Motorbooks International Enthusiast Color) - por Dennis Adler, Motorbooks International. Quem aparece em primeiro plano na capa desde livro sobre 110 anos da Mercedes, senão um belo 540k Spezial Roadster vermelho de 1937? Se você gosta da marca como Adler, autor de outros livros sobre o assunto, essa é uma excelente escolha. Embora um pouco curto, o livro vale pelo que mostra do 500K e 540K no capítulo 4 e de todos seus irmãos abordados nos demais capítulos. Traz 96 páginas em inglês.

Mercedes-Benz Parade and Staff Cars of the Third Reich, 1933-45: An Illustrated History - por Blaine Taylor, Perseus Books Group. Os carros do terceiro Reich são o tema um tanto espinhoso deste livro, que já denota a preferência do regime pelos Mercedes na capa.
Que marca não gostaria de apagar da memória coletiva a associação com um período tão triste da história? Tem 208 páginas em inglês.

Mercedes-Benz: Silver Star Century - por Dennis Adler, Motorbooks International.
O livro cobre as várias décadas de história do fabricante e trata os anos 30 como a época em que a Mercedes era a referência de inovação na indústria. O destaque fica por conta do prefácio do lendário piloto Stirling Moss. São 192 páginas em inglês.

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