Shopping Best Cars

Ele diferia do Spezial Roadster de 1935 por ter  linha da cintura acompanhando a do capô, um ou nenhum estepe na traseira e pára-lamas traseiros mais fechados na parte posterior. Era difícil apontar um carro que o Spezial Roadster 1936 não superasse esteticamente: ele parecia trajado para o vento. No quesito exclusividade o novo modelo superava até mesmo o outro roadster de mesmo nome, com quem dividia a produção. Embora haja controvérsia sobre a quantidade exata, menos de 30 foram feitos.

O Spezial Roadster, com suas linhas de extrema elegância, é reconhecido até hoje como uma obra-prima entre os automóveis alemães

Ainda assim, por ser feito pela própria Mercedes, ele era a referência numa época de carros sofisticadíssimos — e muito exclusivos —, que hoje tentamos resgatar com marcas como Maybach, Bugatti e, segundo rumores, até Duesenberg. À parte os exemplares produzidos por encarroçadores independentes, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, com a mecânica das mais variadas marcas, um equivalente de renome do 540K Spezial Roadster foi o americano Auburn Speedster.

O projeto que deu origem aos 380/500K/540K foi até 1939 um alento numa fase sombria da história alemã, por sua excelência e exclusividade. Em 1935, por exemplo, apenas 190 dos 25 mil Mercedes produzidos eram 500K. Graças à demanda tão restrita, o cuidado e esmero com que eram feitos refletiam a tecnologia de ponta, a qualidade da matéria-prima usada e artesãos selecionados a dedo.

Produzida até 1939, esta série representa um passo importante para que a Mercedes atingisse a imagem de prestígio que desfruta hoje

Depois da guerra, a Mercedes-Benz trataria de diversificar ainda mais sua linha de produtos intermediários e ampliar sua produção a passos largos. Mas, de volta aos anos 30, a melhor maneira de aceitar o convite à velocidade das autobahnen alemãs era a bordo de um 540K Spezial Roadster, pisando fundo no acelerador, para acionar os 65 cv extras gerados pelo compressor. Os outros carros só comiam poeira. Poeira de estrela.

Ficha técnica
_ 500K Spezial
Roadster (1935)
540K (1936)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 86 x 108 mm 88 x 111 mm
Cilindrada 5.019 cm3 5.401 cm3
Taxa de compressão 6,5:1
Potência máxima 160 cv a 3.400 rpm 180 cv a 3.500 rpm
Torque máximo ND 44 m.kgf a 2.200 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo
Superalimentação compressor
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, semi-eixos oscilantes
RODAS
Pneus 7,50-17
DIMENSÕES
Comprimento 5,15 m 5,24 m
Entreeixos 3,29 m
Peso 2.300 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 160 km/h 170 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 16 s (aproximado)

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade