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Novos Mercedes de vários segmentos elevariam as seis mil vendas de 1932 em mais de 400% até 1935. Mas a resposta da marca ao incentivo e o desafio das pistas expressas surgiu em 1933. Com a experiência da empresa em corridas, a tarefa não parecia difícil. Porsche já havia deixado a Mercedes no fim dos anos 20. Em seu lugar ficou Hans Nibel, que já desenvolvera carros de corrida da Benz, antes da primeira guerra.

Em 1933, o início da série de carros de luxo: o 380, com um avantajado capô para abrigar o motor de oito cilindros em linha

O melhor da tecnologia   O carro criado por Nibel era o 380, também identificado como W22. Ele era motorizado por um oito-cilindros em linha de 3.823 cm³ (78 x 100 mm) que alongava bastante o capô e contribuía para o peso total de 2.100 kg. A frente avantajada dava ao carro o ar classudo e poderoso que seu motor não conseguia corresponder com toda a desenvoltura esperada. Com 6:1 de compressão, a potência básica era tímida: 90 cv a 3.200 rpm. Essa receita levava o 380 a até 120 km/h.

Mas havia versões mais dispostas na linha, o que até hoje é padrão desse fabricante alemão. Munido de um compressor e com a taxa reduzida para 5,54:1, o 380 rendia 120 cv a 3.400 rpm e chegava a 130 km/h. Se o compressor fosse integrado à mesma taxa, a potência era de 140 cv a 3.600 rpm e a máxima de 135 km/h. Caso a mesma configuração viesse no motor de 4.019 cm³ (80 x 100 mm), ganhavam-se mais 4 cv e, dependendo da relação do eixo traseiro, atingiam-se até 145 km/h. O câmbio era de três marchas, os freios hidráulicos já tinham servo-assistência Bosch-Dewandre e as rodas eram de 17 pol. Era um senhor pacote na época.
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Em escala
É uma certeza no mundo das miniaturas: se você busca alguma que celebre a série de Mercedes aqui abordados, ela muito provavelmente será um Spezial Roadster.

O 500K 1936 em escala 1:18 da Motormint esbanja cuidado em cada detalhe, como seus vários cromados deixam claro. Portas e capô bipartido abrem. Só fica uma dúvida: quem levaria a sogra no banco rebatível traseiro para passear a toda velocidade na autobahn?

Uma opção para o banco de sogra são os dois estepes do modelo 1936 da Bburago, também 1:18, neste caso com o primeiro desenho do Spezial Roadster, apresentado em 1935.

O mesmo modelo da Motormint é feito pela Maisto (acima). Na cor branca (há vermelho também), fica mais luminosa para que o dono aprecie a beleza de suas linhas. No catálogo da Franklin Mint já houve um modelo igual, mas um ano mais novo e na escala 1:24.

Como exceção à regra do Spezial Roadster, a PhillyMint tem um Cabriolet 1936 em escala 1:24, bem detalhado para seu tamanho. É charmoso, com os estepes laterais, mas bem menos esportivo.

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