É incrível como um único estilo de um carro pode dar tanta
margem a controvérsia. Especialistas e aficionados por Cadillacs
muitas vezes divergem sobre o que caracterizava o estilo Madame
X 1930-1931 (poucos foram feitos em 1932 e 1933), o mais
comentado na linha V16. Não é por menos, com as inúmeras opções
de carroceria do modelo. Era o estilo adotado no modelo exposto
no Salão de Nova York de 1930.
Sabe-se que o nome em si vinha de uma peça adaptada para as
telas que fez muito sucesso nos anos 1920. A história girava em
torno da mulher de um político que, por acidente, mata seu
amante e é forçada pela sogra a se esconder para não destruir a
carreira do filho. Reza a lenda que Harley Earl quis homenagear
a atriz que fazia o papel principal na peça em cartaz em
Detroit.
Estudiosos afirmam que o V16 Madame X era sempre um sedã ou
limusine da Fleetwood, com quatro portas e cinco ou sete
lugares, tinha o pára-brisa inclinado em 18° — exceto poucas
unidades iniciais com a peça reta dividida em forma de V — e
código de estilo iniciado por 41. Alguns modelos Landaulet
tinham a parte traseira do teto conversível. Mas, com tantos
questionamentos, o Madame X permanece envolto em mistério, como
a personagem que lhe deu o nome. |
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A dificuldade de ver um V16 nas telas é que ele aparece, na
maioria dos casos, em filmes muito antigos. De qualquer modo,
vale a atenção em qualquer um passado nos anos 1930 e 1940.
A adaptação para as telas da peça homônima Madame X (de
David Lowell Rich, 1966), com Lana Turner e John Forsythe,
mostra logo na abertura um V16 1938. Nesse ano-modelo o estilo
com o mesmo nome da peça já não era mais produzido.
Em Os Insaciáveis (The Carpetbaggers, 1964), de
Edward Dmytryk, a Hollywood da década de 1930 é o cenário de
fundo. Alan Ladd dirige um V16 1930 personalizado, ou melhor,
fantasiado, com chifres sobre o radiador, estofamentos com pele
de vaca e pistolas como maçanetas.
No filme À procura do destino (Inside Daisy Clover,
1965), estrelado por Natalie Wood, Cristopher Plummer e Robert
Redford, o diretor Robert Mulligan coloca um série 90 V16
1938-1940 preto em diversas cenas.
Da mesma segunda geração do propulsor é o modelo Town Car 1940
que aparece em The Mad Miss Manton (1938), de Leigh Jason,
com Barbara Stanwyck e Henry Fonda. Thanks a Million
(1935), musical de Roy Del Ruth com Fred Allen e Dick Powell,
traz um Phaeton 1932. |
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