Era um mundo bem mais democrático para fabricantes de automóveis
de luxo. Nomes como Duesenberg, Packard, Auburn, Cord,
Pierce-Arrow e Stutz figuravam entre as mais nobres marcas do
mercado americano. Além da Cadillac, apenas Lincoln e Chrysler
permanecem em atividade. Mas outro desconhecido fabricante se
destacou na categoria: a Marmon.
Com seu Sixteen, a empresa desafiava mais uma vez a Cadillac. Em
1916, num Marmon 24, o time de pilotos da casa já havia feito o
percurso transcontinental dos EUA em menos de seis dias, 41
horas a menos que outro Cadillac, o do lendário Cannon Ball
Baker. O novo motor V16 de 1931, lançado no embalo das boas
vendas antes da queda da Bolsa de 1929, com 8,05 litros e 200
cv, só tinha um defeito: um mercado pós-1929 nada receptivo para
carros de mais de 5.000 dólares.
Com válvulas no cabeçote, o motor pesava apenas 422 kg por ter
bloco, cabeçotes e cárter de alumínio, gerando uma ótima relação
peso-potência. O V tinha 45° também. Meras 400 unidades foram
feitas até que a Marmon deixasse de fabricar carros, em 1933.
Hoje têm valor inestimável. |
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Eram tantas opções de personalização, que é um trabalho inútil
tentar catalogar todas as carrocerias produzidas para o V16,
especialmente os de 1930-1931. Muitos já se perderam,
dificultando ainda mais a pesquisa. Mas havia três grupos
básicos de estilo Fleetwood naqueles anos, um deles o de código
41, o chamado Madame X (leia boxe). Os
estilos iniciados pelo número 42 traziam soleira da porta em
variações de desenho curvo chamado de coach sill (soleira
de coche).
O mais acessível, código 43, era caracterizado por uma moldura
curva do topo do capô à soleira da porta dianteira, que tinha a
decoração reta da soleira repetida em todas as portas. Além das
opções normais e personalizadas da Fleetwood e Fisher, que
contribuiu discretamente com poucas unidades, vários estúdios
americanos e europeus criaram carrocerias especiais. Entre eles
Murphy, Waterhouse, Saoutchik, Van den Plas e Pininfarina. Um
curioso acabamento 4264B oferecido pela Fleetwood cobria a
traseira do carro com um trama de palha semelhante à usada em
móveis. Só três foram fabricados. |
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