Majestade aos 16
O superlativo motor V16
coroou uma fase de inovações |
|
Quem afirma que os
americanos não sabem criar legítimos artigos de luxo, mas apenas
produtos grandes e exagerados, não deve ter ouvido falar desses potentes
automóveis com motor de 16 cilindros. Um dos maiores destaques do Salão
de Detroit de 2003, o carro-conceito Cadillac
V Sixteen reviveu o valor histórico de seus lendários antepassados
com motor V16, que reinavam nas estradas americanas dos anos 1930. |
![]() |
O início de tudo: o Cadillac modelo A Runabout, de 1903. Quatro anos depois a marca receberia um prêmio na Inglaterra por sua confiabilidade |
Para entender a
importância do V16, vale conferir a história da Cadillac Motor Car
Company até a criação do modelo. As primeiras décadas da empresa foram
muito inovadoras. Fundada em 1902, a Cadillac só precisou de cinco
anos para receber o então respeitável Troféu Dewar, do Reino Unido,
pelo avanço mais significativo do ano. Três modelos da marca foram
escolhidos a esmo e desmontados com ferramentas simples. Um total de
721 peças de cada um foram misturadas, algumas substituídas e os
carros remontados. Depois, os três provaram sua qualidade num percurso
de 800 quilômetros. |
O modelo 30 de 1912 foi o primeiro carro no mundo com partida elétrica do motor: uma entre muitas inovações que essa divisão da GM introduziu |
![]() |
A companhia ainda hoje alardeia essa inovação, desenvolvida por Charles F. Kettering, que chegara acompanhada de ignição a bateria, também criação dele, e iluminação elétrica. Três anos depois, a Cadillac introduzia várias novidades: faróis com fachos altos e baixos, sistema de arrefecimento com controle termostático e motor V8 refrigerado a água produzido em série. O afogador automático de 1922 e a caixa de câmbio sincronizada em 1928 também estão entre seus méritos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Fotos: divulgação - Data de publicação: 24/1/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |