No Salão de Paris de 1934,
ao lado dos modelos convencionais, era apresentado um protótipo
de um Traction com oito cilindros e carroceria conversível. De
cor vermelha e capota branca, seu interior era mais luxuoso e o
acabamento mais refinado. Por fora o capô era mais longo, os
pára-lamas mais envolventes, os pára-choques duplos, faróis
embutidos na carroceria e, no centro da grade, um 8 bem visível.
O motor tinha 3.822 cm³ (78 x 100 mm, como no 1,9 e no 2,8),
válvulas no cabeçote (primazia mundial em um V8) e potência
estimada em 100 cv. Nos testes superou os 140 km/h. Um modelo
de quatro portas também foi apresentado. Não passaram de
protótipos, porém: a produção foi descartada por questão de
custos. Como alguns foram convertidos em modelos 11 e vendidos,
os poucos que ainda existem com o V8 estão bem escondidos. |
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O filme Fugindo do
Inferno (The Great Escape, 1963) com Steve McQueen,
narra a história de um grupo de prisioneiros no final da Segunda
Guerra Mundial. Numa cena já no final do filme, um Traction se
aproxima de um bar onde estão três alemães tomando um aperitivo.
O carro pára e, de dentro, um oficial da resistência francesa
metralha os inimigos, sendo que logo após o carro sai em
disparada. Um cena muito bem filmada.
Em Ladrão de Casaca (To Catch a Thief), filme de
1955 do grande Alfred Hitchcock, estrelado por Cary Grant e a
linda Grace Kelly, o Traction dos policiais franceses aparece no
filme do princípio ao fim, sempre em perseguição ao ladrão
refinado. Ambas as fitas, de gênero diferente, merecem ser
vistas. |
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