Best Cars Web Site
Carros do Passado

A história é feita de decisões que envolvem escolhas e renúncias, e no caso da carroceria do novo "Lambo", a renúncia veio primeiro que a escolha. A Carrozzeria Touring de Milão, que havia desenhado os primeiros modelos da Lamborghini, não fechou contrato devido a questões financeiras. Então veio a escolha: Ferruccio foi a Turim e bateu à porta da renomada casa Bertone. Nuccio Bertone, com o projeto nas mãos, convocou o jovem desenhista Marcello Gandini, de apenas 25 anos, que acabara de ser contratado pela empresa, para desenhar o novo modelo de Sant'Agata Bolognese.

Marcello Gandini, com apenas 25 anos, desenhou um carro esporte que se tornaria uma lenda: o Miura, aqui visto no molde de madeira construído antes das carrocerias de aço

Logo em seguida, Gandini começou a esboçar os primeiros traços do esportivo. Inspirou-se nas linhas frontais e traseiras do GT40, assim como o De Tomaso Vallellunga e o Ferrari 250 LM. Com menos de seis meses para o Salão de Genebra, Wallace, Gandini, Dallara e os demais responsáveis pelo projeto trabalharam noite e dia, alternando entre os galpões da fábrica e o departamento de desenvolvimento da Bertone. Foi construído até um modelo da carroceria em madeira antes da versão definitiva em chapas de aço.

Estilo sedutor   No dia da abertura do Salão de Genebra de 1966, lá estava o mais novo modelo da Automobili Lamborghini SpA, batizado de P400 Miura (nome correspondente à cilindrada do motor, 4,0 litros, e a uma raça de touros de briga espanhóis — uma fonte de denominações a que a marca recorreria muitas vezes no futuro).

No Salão de Genebra de 1966 nascia o Miura P400, com linhas belíssimas e inovações técnicas que garantiriam seu espaço entre os mais famosos supercarros do século

A reação do público foi imediata: o carro era um dos mais belos esportivos já criados, ofuscando o brilho de modelos como o De Tomaso Mangusta e o Alfa Romeo Duetto. Com linhas fluidas, limpas e inovadoras, o novo Lambo seduziu a todos, atraindo olhares de homens como Colin Chapman e Enzo Ferrari. Era a glória de Ferruccio: finalmente ele havia criado um verdadeiro GT, que superava o estilo dos Ferraris. Continua

Nas telas
Um Golpe à Italiana (The Italian Job), de 1969, com Michael Caine e Noel Coward no elenco, tornou os Minis Cooper muito mais famosos. Mas logo no início do filme aparece um belo Lamborghini Miura alaranjado numa estrada dos Alpes italianos. Seu caminho é interrompido dentro de um túnel e, pouco depois, o esportivo e seu proprietário mafioso são jogados por um Caterpillar abismo abaixo. Um desperdício.

Baseado nesse filme, o jogo The Italian Job para Playstation fez e faz muito sucesso. E o Lambo é destaque.

por Francis Castaings

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados