Ferruccio Lamborghini era
um empreendedor competente: construiu tratores baseados em
veículos militares, sistemas de refrigeração e carros esporte.
Apesar de tantos ramos, tinha a noção de que devia se dedicar a
suas atividades cada uma a seu tempo e nunca se aventurou em
construir carros de corrida.

Bob Wallace, por sua
vez, não conseguia ver o Miura apenas como um automóvel de rua e
decidiu ele mesmo, em 1970, criar uma versão de competição.
Junto de Paolo Stanzani, transformou um Miura no Jota, em
referência ao apêndice "J" da FIA (Federação Internacional do
Automóvel), que regulamentava a modificação de carros para
correr. Para isso foi utilizado o modelo de número de série
5.084.
Por fora ganhou novas linhas, com spoilers, faróis fixos sob uma
lente plástica, saídas de ar laterais e pára-lamas mais
largos. Pneus Dunlop especiais para corrida, em rodas de 9 x 15
pol à frente e 12 x 15 pol atrás, contribuíam para o ar
intimidador. Para reduzir o peso, várias partes da carroceria
deram lugar a peças compostas em material de aviação, |
como portas e seção
traseira. O carro ficou com 900 kg, contra 980 do P400 de rua,
além de ter revestimento em aço para os dois tanques de 60
litros, no lugar do original de 90 litros.
O motor teve a taxa de compressão elevada para 11,5:1. A
alimentação continuava a cargo de quatro carburadores Weber de
corpo triplo, no entanto do modelo 46 IDL. Tudo isso fazia com
que o Jota desenvolvesse 440 cv a 8.500 rpm e torque de 40 m.kgf
a 6.500 rpm. Assim era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6
segundos e atingir 320 km/h, números que ainda hoje
impressionam.
Se o modelo original não oferecia muito conforto, o Jota ainda
menos. Por dentro não havia qualquer conveniência, o console
central fora retirado e os marcadores recolocados próximos ao
velocímetro e ao conta-giros. O banco era de competição e todo o
couro que recobria o interior deixara de existir.

Originalmente apenas um
Jota, o de cor laranja, foi construído por Wallace e Stanzani.
Mas se sabe que três réplicas (como o carro acima) foram feitas
por proprietários que queriam ainda mais exclusividade com seus
Miuras. |