Best Cars Web Site
Carros do Passado

A primeira interferência da Chrysler foi promover uma reestilização e adotar um novo nome para o Jeep: Wrangler. Recebeu uma reforma geral no visual, como faróis retangulares no lugar dos tradicionais circulares e molduras em plástico ao redor das caixas de roda. No interior eram aplicadas mudanças no painel de instrumentos, entre outros itens. Os motores eram o 2,5 de quatro cilindros e o 4,2 de seis, ambos de origem AMC.

O Wrangler, lançado em 1986: com faróis retangulares e molduras de plástico, não era reconhecido como um legítimo Jeep pelos admiradores do modelo

Os aficionados não gostaram do novo estilo e pediram a volta do modelo anterior, mas a Chrysler não aceitou as sugestões. Esse Jeep ficou no mercado até 1997, quando a marca promovia a volta dos faróis circulares, renovava o painel e acrescentava itens de segurança como sistema antitravamento de freios (ABS) e bolsa inflável. Podia ser equipado com motores de quatro e seis cilindros, este um 4,0-litros de 177 cv, com injeção multiponto, introduzido em 1991. A suspensão usava molas helicoidais à frente e atrás.

Durante as comemorações dos 60 anos de lançamento, em julho de 2001, a Chrysler lançou uma edição limitada, o Wrangler 60th Anniversary Edition. Produzida nas cores preto e prata, a série contava com mais equipamentos e o logotipo lembrando a marca histórica, que certamente não será a última de sua longa carreira.

Em 1997 a Chrysler atendia aos pedidos e voltava aos faróis circulares, além de oferecer freios ABS, bolsas infláveis e muitos itens de conforto

O Jeep no Brasil   Presente em terras tupiniquins desde 1945, quando serviu ao exército do País, aliado dos Estados Unidos na guerra, o modelo logo alcançaria um lugar de destaque junto ao público civil. Os primeiros CJ-3 começaram a ser vendidos em meados de 1948, em regime de importação, equipados com o motor Hurricane de quatro cilindros e 2,2 litros. Nessa época já operava a montagem em regime CKD (completamente desmontado) pela Gastal, concessionária no Rio de Janeiro, RJ, que fazia algumas peças como os bancos. Continua

Nas telas
O Jeep é presença lógica em quase todos os filmes de guerra, e também naqueles em que há praias e fazendas.

Em Pique Nique (Picnic), famoso filme americano da década de 50, estrelado por William Holden e a estonteante Kim Novak, aparece em varias cenas um CJ-3 B. Este filme passou várias vezes na Sessão da Tarde da Rede Globo. Existe em vídeo e vale a pena.

Nos filmes de Elvis Presley ele era presença constante. Em Carrossel de Emoções (Roustabout), com Elvis, Barbara Stanwyck e Joan Freeman, de 1964, numa das primeiras cenas o cantor pilotava uma moto e paquerava uma garota que estava a bordo de um Jeep dirigido pelo pai. Também em Feitiço Havaiano (Blue Hawaii), com Elvis e Angela Lansbury, de 1961. Elvis volta do exército e arranja emprego de guia turístico. Aparecem muitos Jeeps.

No divertidíssimo e original Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crazy), de 1981, tudo começa quando uma garrafa de Coca-Cola cai de um avião. Aparecem versões tanto em chassi curto quanto longo.
Em 007 Contra Octopussy (Octopussy), de 1983, que se passa em Cuba, na Alemanha e na Índia, James Bond (Roger Moore) vai preso e viaja no banco de trás de um Jeep. Bom Dia Vietnã (Good Morning Vietnam), com Robin Williams e Forest Whitaker, filme de 1987, mostra a intervenção militar em 1965 dos EUA no Vietnã. Ambos os protagonistas aparecem em cenas dentro de Jeeps.

Outro de guerra, Os Gritos do Silêncio (The Killing Fields), de 1984, com Sam Waterston e Haing S. Nigor, ganhou três Oscars de fotografia, montagem e ator coadjuvante. Também tem muitos Jeeps militares.

E uma observação curiosa: em Patton, numa cena passada durante a Segunda Guerra, o general americano interpretado por George C. Scott aparece a bordo de um CJ3 B, versão do Jeep que só começou a ser fabricada em 1953! Na mesma cena, ambientada em 1944, aparece um M38 militar, lançado em 1950. Imperdoável para um filme ganhador de Oscar.

Francis Castaings

Próxima parte

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados