Motores GM Em 1966 era oferecido o motor Dauntless 225 V6, de origem Buick (uma das divisões da General Motors), de 3,7 litros e 160 cv. A Kaiser havia comprado da Buick as ferramentas para a produção, tendo a American Motors Corporation, AMC — que adquiriu a Jeep em 1970 — mais tarde as revendido à GM. Esta, a partir dele, desenvolveu um 3,8-litros, usado hoje no Omega australiano, entre muitos outros produtos da corporação. |
![]() |
![]() |
Depois do
Hurricane de 2,2 litros, no anúncio à direita, muitos outros motores O motor 232 de seis
cilindros em linha, 3,8 litros e 100 cv (uma versão de 145 cv equipava
modelos mais pesados da marca) passava em 1972 a equipar os CJs. A
partir dele foi desenvolvido o 258, de 4,2 litros e 112 cv, que
moveria o jipe até 1990 com pequenas variações de potência. Também era
introduzido nesse ano um V8 para o utilitário: o AMC 304, de 5,0
litros, 150 cv e 33,8 m.kgf de torque. Sua potência seria reduzida
para 130 e 125 cv mais tarde, de modo a atender às normas de emissões
poluentes (a partir deste ano os valores são
líquidos). |
![]() |
O CJ-7 era um modelo mais confortável, com portas de aço, capota rígida e opção de câmbio automático |
Um fato curioso e pouco
conhecido por aqui é o emprego de um certo motor da General Motors nos
Jeeps CJ-5, 7 e 8, entre 1980 e 1983: o quatro-cilindros de 2,5 litros
do Opala, o 151, que desenvolvia 82 cv na configuração usada nos
utilitários. A facilidade de adaptação desse motor ao Jeep explica por
que a solução se tornou tão comum no Brasil após sua descontinuação, já
que a mecânica GM tem manutenção mais fácil que a dos antigos motores da
Willys. |
O CJ-8 Scrambler era um picape compacto, construído sobre a plataforma do Jeep, que não teve grande êxito |
![]() |
Em 1986 era encerrada a produção do CJ-7. Foram construídas mais de 370 mil unidades e, para muitos puristas, foi o último ano de fabricação do legitimo Jeep. Isso porque, no mesmo ano, a Chrysler Corporation adquiria a AMC e os direitos de fabricação do utilitário. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |