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Carros do Passado

Outros contam que, durante os testes feitos pelos soldados, eles o apelidaram em alusão a Eugene the Jeep (ao lado), personagem criado pelo desenhista Elzie Crisler Segar para o desenho animado do marinheiro Popeye. Era uma espécie de cachorro mágico, muito esperto e que enfrentava qualquer problema. E há uma terceira versão: a de que a sigla GP da Ford era uma código interno, em que G indicava um veículo de contrato para o governo, e P, um carro militar com entreeixos de 80 polegadas (2.032 mm).

A origem do nome Jeep é polêmica, mas ninguém discute a utilidade que esses valentes e robustos utilitários tiveram na guerra, onde mais de 600 mil foram utilizados

Ao final da Segunda Guerra Mundial, mais de 600 mil Jeeps haviam sido fabricados e feito da batalha um grande campo de provas, com ótima reputação. Até o final de 1945 a Willys havia entregue 368 mil veículos, a Ford outros 232 mil e a pequena Bantam apenas 2.675. A Willys foi quem capitalizou a fama do Jeep como veículo valente, da mesma maneira que a Volkswagen em relação ao Fusca — que foi para a guerra travestido de jipe, o Tipo 82 Kubelwagen.

Com desfecho do conflito e a vitória dos aliados, chegava a vez de o Jeep ganhar as ruas.

O Jeep civil   Já em 1942 a Willys reconhecia o potencial mercado para o modelo, pois o veículo despertava a atenção e admiração das pessoas por onde passava. Dois anos depois, ainda antes da vitória dos aliados, eram desenvolvidos projetos para serem utilizados na agricultura. Foram produzidos 22 protótipos, batizados de CJ-1 A — CJ de Civilian Jeep ou Jeep civil — e feitos a partir dos modelos utilizados pelo exército.

O CJ-1 A: um protótipo de Jeep para utilização civil, aproveitando o grande interesse que o veículo despertava

A primeira versão civil foi o CJ-2 A. Lembrava muito o MB militar e foi lançado em julho de 1945. Uma versão com arado, semeadeira e outros implementos agrícolas era oferecida aos fazendeiros. Mas ainda devia muito em conforto, sobretudo aos motoristas acostumados a automóveis.

Lançado em abril de 1948, o Jeepster VJ foi a primeira tentativa de oferecer um Jeep com ar de carro de passeio automóvel. Mas não obteve a devida atenção, pois era muito caro para o que oferecia, e vendeu pouco. O fato de ter somente 70 cv e tração apenas traseira não ajudou. Não mais que 19.132 unidades foram produzidas em menos de três anos, até 1950.

Primeira versão do modelo civil a chegar ao mercado, o CJ-2 A já tinha aparência mais leve, com os grandes faróis, mas permanecia um utilitário rude

A versão CJ-3 A, lançada em 1949, vinha com algumas mudanças estéticas como pára-brisa inteiriço, com limpadores na parte inferior, e três entradas de ar. Em janeiro de 1950 a Willys obtinha o registro da palavra Jeep, que mais tarde traria polêmica no Brasil (leia boxe). Continua

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