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Carros do Passado

Três fabricantes   Visualmente os três modelos eram bem similares, mas isso não era fruto do acaso. Os técnicos da Ford e da Willys tiveram amplo acesso aos estudos e ao modelo da Bantam testado, proporcionado pelo próprio exército. O destaque da Willys era seu motor, chamado de Go Devil ("Vá para o diabo"), de 60 cv de potência bruta. Isso ajudou muito a companhia, pois os motores da Bantam e da Ford apresentavam apenas 45 e 46 cv, nesta ordem.

Os modelos da Ford: o pequeno Pygmy (esquerda), apresentado ao governo,
e o GP, que acabou sendo o mais produzido entre os três Jeeps militares

Esse motor, com o chamado cabeçote em "L" por trazer as válvulas laterais, no bloco, tinha ainda o argumento da baixa altura total, relevante por permitir que o veículo atendesse a outra especificação do exército: poder passar por um espaço de 90 cm de altura — com o pára-brisa rebatido, claro. A cilindrada era de 2,2 litros e o torque máximo de 14,5 m.kgf.

Com os três protótipos à disposição, o exército encomendou 4.500 veículos, sendo 1.500 de cada empresa, com o objetivo de testá-los em condições reais. O primeiro modelo a entrar em pré-produção foi o Ford GP, que também foi o mais produzido, em total de 4.456 unidades. Já o Bantam de pré-produção foi chamado de BRC-40 e teve o total produzido de 2.600 unidades.

Evolução do Quad, o MA da Willys era mais leve e tinha sobre os concorrentes a vantagem do motor "Go Devil", de 60 cv

Para que a Willys pudesse obter as encomendas do governo, seu modelo teria de passar por um regime, pois era muito pesado. Mas os executivos da companhia ficaram na dúvida se deveriam ou não redesenhar o protótipo para atender àquela especificação de peso. Sabiam, por meio dos relatórios de testes efetuados pelo exército, que os militares gostavam muito do desempenho e da dirigibilidade dos modelos.

Dessa forma os executivos decidiram manter o motor, mas a redução de peso tinha de ser feita. Uma equipe de colaboradores avaliou cada peça para saber quais delas poderiam ser substituídas por outras de material mais leve. Diminuíram os parafusos e eliminaram os excessos de metal existentes. O Quad mudou de nome, passando a se chamar MA.

A denominação MB marcava o modelo da Willys com soluções oriundas dos jipes da Bantam e da Ford, como os faróis incorporados ao lado da grade

Dos modelos de pré-produção o Willys MA é o menos comum -- foram fabricados apenas 1.550. A entrega dos 4.500 veículos começou em julho de 1941. Depois de ter estudado os modelos de produção, o exército decidiu-se por padronizar apenas um. Foi selecionado o modelo da Willys, incorporando algumas das características dos modelos da Bantam e da Ford, julgadas superiores — ao incorporar características técnicas da Bantam, o MA foi renomeado MB.

Mesmo tendo sido a primeira a apresentar os protótipos para o exército americano, não foi a Bantam responsável pela entrega dos modelos que iriam para a guerra. O contrato foi firmado com a Willys porque a produção da Bantam era pequena e sua situação financeira não era das melhores.
Continua

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