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Poucos veículos atingiram tantos cantos do planeta, não raro produzidos sob licença por outras empresas, como o Jeep. Além do brasileiro, estes foram alguns dos modelos que o mundo conheceu:

Argentina - O Jeep foi montado no país vizinho pela Industrias Kaiser Argentina (IKA), com componentes importados e motor nacional, desde 1956, passando à produção local anos depois (na foto a primeira unidade). Tinha motores de quatro e seis cilindros e uma versão perua: a Estanciera, similar a nossa Rural. Nos anos 70 a fábrica foi vendida à Renault, que o tirou de linha.

Austrália - A Willys Motors Austrália importava componentes para montar o Jeep, de 1958 a 1968. O mercado não justificava uma produção local, dada a grande concorrência do Land Rover inglês e dos produtos japoneses.

Colômbia - A Willco (Willys Colombia) até pouco tempo fabricava o Jeep em versões variadas, com entreeixos curto e longo, carroceria de picape sem caçamba e até um pequeno furgão.

Coréia do Sul - A SsangYong começou a fabricar na década de 80 uma versão local do CJ-7, mas sem utilizar o nome Jeep. Chamava-se Korando e oferecia entreeixos de 2,39 e 2,88 metros, com motor diesel de até 2,5 litros. Em 1998, absorvida pela Daewoo, a marca lançou um sucessor com linhas arredondadas e até simpáticas, mas sem o carisma e a robustez do modelo clássico.

Espanha - Depois de importar o utilitário por sete anos, a Viasa (Vehículos Industriales y Agrícolas, S.A.) passou em 1960 a produzir o CJ-3 B sob licença. A versão alongada CJ-6 também foi fabricada, assim como modelos com motor diesel Perkins. Em 1985 a empresa passou ao controle da Nissan, que mais tarde o tirou de produção.

França - A empresa local Hotchkiss o produziu sob licença nos anos 50 e 60, incluindo a versão militar M201. Os modelos civis eram chamados de JH-101, JH-102 e HWL (de entreeixos longo). Em 1970 a empresa fechou e vendeu o maquinário para a Viasa espanhola.

Holanda - As forças armadas holandesas utilizaram Jeeps de 1952 a 1996, fabricados pela DAF (empresa que lançou o primeiro CVT; leia história) e pela Nederlandse Kaiser-Frazer, ou NEKAF.

Índia - A Mahindra é famosa por fabricar o Jeep até hoje. Começou montando conjuntos importados, na década de 60, logo após nacionalizados. Para contornar o preço da gasolina, adotou motores diesel da International Harvester e da Peugeot. Versões civis e militares, com teto de lona ou rígido, peruas e picapes foram produzidos. Um dos modelos atuais é o Rakshak (na foto), blindado por uma empresa de Israel para o exército indiano.

Japão - Quem imaginaria que a Mitsubishi produziu localmente o Jeep, de 1953 até 1998? O J20 era derivado do CJ-3 B da Willys, com versões de entreeixos curto, médio e longo, motores a gasolina e a diesel e uma variação perua (foto), idêntica à antiga Station Wagon americana, que com outra frente foi nossa Rural.

México - A Willys Mexicana S.A. iniciou a fabricação de Jeeps, peruas e picapes da linha em 1950. Quinze anos depois a Vehiculos Automotores Mexicanos (VAM), formada em associação com a AMC e a Kaiser americanas, lançava outros utilitários. Absorvida pela Renault em 1982, o Jeep era descontinuado quatro anos depois.

Suécia - Importado pela Scania-Vabis de 1945 a 1964, enfrentava o frio nórdico em versões de teto rígido e de lona. Uma versão fechada (foto), de linhas arredondadas, foi feita com uma adaptação da empresa Karla, em 1954.

Turquia - A Türk Willys Overland, estabelecida em 1954, fabricou o primeiro veículo turco — um Jeep. O modelo era similar ao CJ-3B americano.

Fabrício Samahá

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