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Carros do Passado
Os Jeeps conceituais
Apesar do pouco êxito do Jeepster, o Jeep esportivo lançado em 1948, a AMC seguiu seu conceito básico ao desenvolver um modelo conceitual em 1970, o Idea Jeep. A partir do chassi de um CJ-5, aplicou uma carroceria de plástico com estilo que lembrava um bugue, esportivo e sem portas. Sem ter resultado em um modelo de série, o conceito teve um fim inesperado quando o furgão que o transportava incendiou-se em um acidente.

Em 1977 era apresentado o Jeep II, um conceito visando à economia de combustível, tão relevante após a primeira crise do petróleo (1973). Era 60 cm mais curto e 23 cm mais baixo que o CJ-5 da época, mas não foi adiante: a marca, que ainda não havia sido absorvida pela AMC, não tinha recursos para produzi-lo.

Nos últimos anos a Chrysler vem mostrando, em diversos salões mundiais, aquilo que talvez seja o Jeep do futuro. Começou com o Icon, em 1997, que interpretava bem as linhas do utilitário com um toque de modernidade. Tinha uma estrutura tubular fixa, mas as portas eram removíveis e o pára-brisa podia ser rebatido. As rodas eram de 19 pol, e o motor, um quatro-cilindros de 2,5 litros com câmbio manual.

No ano seguinte, no Salão de Detroit, era apresentado uma nova proposta de Jeepster, com linhas bastante esportivas, embora sem perder o vínculo com o modelo tradicional. A suspensão, independente nas quatro rodas, possuía ajuste de altura em uma escala de 10 cm, enquanto o motor V8 de 4,7 litros antecipava o que seria adotado no Grand Cherokee em 1999. O painel trazia um monitor com sistema de navegação e os pneus, montados em rodas de 19 pol, eram de mobilidade estendida (podem rodar mesmo furados).

Também em 1998 era mostrado o Jeep Ultimate Rescue, apenas um Wrangler com equipamentos que ampliariam sua capacidade fora-de-estrada e de resgate: compressor para enchimento dos pneus acionado de bordo, sistema de navegação, telefone e instrumentos adicionais.

A Jeep voltaria a ousar no Salão de Detroit de 2001, com o Jeep Willys, que resgatava até mesmo o nome original, sem dúvida uma homenagem justa e merecida ao bom e velho soldado americano. Com certa semelhança ao Jeepster de 1998, trazia carroceria de plástico injetado, estrutura em alumínio, motor de 1,6 litro com compressor e 160 cv, rodas de 20 pol e pneus com sistema PAX em medida 235/840 R 560, capazes de rodar mesmo furados.

Uma evolução desse modelo, com teto rígido em vez de a céu aberto, foi o Jeep Willys 2, no Salão de Tóquio em 2001. Com o mesmo motor do Willys, exibia rodas de 21 pol com pneus GoodYear 235/65.

Fabrício Samahá

Idea Jeep

Jeep Icon

Jeepster

Jeepster

Jeep Willys

Jeep Willys 2

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