Apesar de muitos acharem que o 101 (medida em polegadas do entreeixos, correspondente a 2.565 mm) utilizava o mesmo chassi da perua Rural, isso não é verdade. A perua tinha entreeixos de 104 pol, 2.640 mm (2.050 mm no Jeep CJ-5). Essa lenda foi criada pois o CJ-6 tinha quase as mesmas dimensões da Rural, além de compartilhar muitas peças da perua: ambos eram equipados com rodas de aro 15 pol, pneus tipo cidade e campo e calotas, e não rodas de 16 pol com pneus tipo militar como no CJ-5. |
CJ-6, 101, Jipão, Bernardão: várias denominações para a versão alongada do Jeep, que oferecia opção entre duas e quatro portas e até seis lugares |
![]() |
No Salão do Automóvel
de 1962 a Willys apresentava outro modelo interessante, mas que
infelizmente nunca passou da fase de protótipo: o Saci, versão
brasileira do Jeepster americano (saiba
mais), que tinha a intenção de atrair o público jovem. |
![]() |
Em 1967, uma tentativa de conquistar novos segmentos de mercado: o Jeep Jovem, à direita, com melhor acabamento e bancos anatômicos |
Em 1968 o modelo passava
ser fabricado pela Ford e, com aquisição da Willys-Overland por ela, era
denominado Ford Jeep. A primeira evolução era a coluna de direção da
Rural, com o miolo de ignição e partida nela. Talvez por não ter sido
bem aceita, a solução foi revertida em dois anos, voltando a chave para
o painel. |
Curiosidade: um Jeep de seis rodas, construído por uma concessionária Ford na década de 70 em exemplar único |
![]() |
Versatilidade sempre foi
à palavra de ordem no Jeep, mas houve uma versão ainda mais prática que
não entrou em produção em série: um CJ-5 de seis rodas. Um protótipo foi construído por uma
concessionária Ford no sul do País na década de 70 e só existiu essa unidade,
que ninguém sabe onde está e se ainda roda. No entanto, circula pelo Rio
de Janeiro outro Jeep com adaptação semelhante, utilizado em transporte
de turistas. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |