Os anos 70 O estilo do Impala pouco mudava para 1970, sendo basicamente uma reestilização do 1968. A principal novidade era o big-block V8 454 (107,95 x 101,6 mm, 7.439 cm³), considerado por muitos como o “Arnold Schwarzenegger” dos V8 americanos até 1970 ― último ano livre das normas de emissões de poluentes. A potência poderia chegar a 390 cv, mas nada que lembrasse os 450 do Chevelle do mesmo ano. |
![]() |
No Impala 1970, a novidade do motor 454 V8, de 7,4 litros e 390 cv, e freios a disco opcionais na versão Custom Coupé, da foto |
Abaixo dele havia o
manso V8 400 (104,80 x 95,25 mm, 6.573 cm³) de 265 cv, o clássico e
nervoso V8 350 (101,6 x 88,49 mm, 5.740 cm³) de 300 cv e o básico V8
307 (98,42 x 82,55 mm, 5.024 cm³). Freios a disco eram disponíveis
para a versão Custom Coupé, em uma tentativa de vincular esportividade
ao desenho já desgastado do Impala. |
Prejudicados pelas normas de emissões, os motores de 1972 perdiam potência -- e moviam um carro enorme, de 5,6 metros |
![]() |
Em 1972, diante do principal concorrente, o Ford Galaxie, o Impala
estava maior do que nunca, com 5,6 metros. Era a síntese do que os
americanos procuravam na época: conforto, espaço, segurança e
equipamentos como ar-condicionado com controle automático de
temperatura, travas elétricas e toca-fitas de cartucho de oito pistas,
antes só disponíveis para divisões mais “aristocráticas” da GM, como
Cadillac e Buick. |
![]() |
A crise do petróleo em 1973 fez a Chevrolet abandonar a evolução do Impala, que se manteria por quatro anos sem grandes novidades |
Em 1973 começavam os testes com bolsas infláveis, mas a crise do
petróleo pegava os fabricantes de surpresa. Os consumidores praticamente
abandonaram as “barcas” para comprar pequenos carros de quatro
cilindros, em sua grande maioria estrangeiros, mais leves, econômicos e
de melhor dirigibilidade. Os americanos começavam a questionar a
necessidade de deslocar quase duas toneladas para, muitas vezes,
transportar apenas uma pessoa. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |