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Carros do Passado

Para deslocar toda esta massa, estava disponível um motor maior, com 348 polegadas cúbicas (diâmetro de 104,77 mm e curso de 82,55 mm, 5.693 cm³), o Turbo-Thrust. Desenvolvido para os utilitários da Chevrolet, apresentava 250 cv de potência bruta na versão básica e 280 na Super Turbo-Thrust, com três carburadores de corpo duplo. Com muito torque em baixas rotações, era perfeito para o câmbio automático Turboglide de duas marchas, oferecido pela primeira vez em 1957 substituindo por algum tempo os tradicionais Powerglide.

Fosse o descontraído conversível ou o cupê, com suas lanternas peculiares,
o Impala tinha qualidades para cativar os americanos, incluindo o preço

O Turbo-Fire de 283 pol3 (98,4 x 76,2 mm, 4.636 cm³) e injeção mecânica Rochester continuava a ser oferecido. As versões básicas vinham com o seis-cilindros em linha Blue Flame, o mesmo do primeiro Corvette, com 235 pol3 (90,42 x 97,48 mm, 3.838 cm³). Este não deve ser confundido com o 230 de 3.768 cm³ (98,42 x 82,55 mm) de nossos primeiros Opalas, que já era um novo motor, com virabrequim apoiado em sete mancais em vez de quatro.

A fórmula do Impala era simples: estilo assinado pela dupla Harley Earl/Bill Mitchell, desempenho digno de um carro esportivo e comodidades não encontradas na concorrência, tudo pelo preço baixo tradicional dos Chevrolets. O estilo era bem superior ao dos Fords do mesmo ano, mas ainda perdia em harmonia para os Chryslers, cujo famoso Plymouth Fury foi até astro principal de filme de terror de John Carpenter.

Diversas opções de motores atendiam a gostos variados, do seis-cilindros de 3,85 litros ao V8 de 5,7, com até 280 cv de potência bruta

O Impala apresentava dois pares de faróis, grade e pára-choques envolventes, que lembravam os Cadillacs de anos anteriores, uma herança de Harley Earl que acabou por dar ao carro o apelido de “baby Cadillac”. Tinha um teto mais curto que o do Bel Air, fazendo-o mais esportivo e esguio, com terceiro volume maior e mais definido. As seis lanternas traseiras iniciavam uma tradição, que só seria quebrada pelo modelo 1959, e o diferenciavam das versões inferiores, que tinham apenas quatro.

Para reduzir a altura em relação ao modelo 1957, a GM abandonava o chassi com longarinas longitudinais paralelas e adotava um novo esquema em “X”, mais rígido, que faria a alegria dos lowriders e suas bombas hidráulicas mais tarde... A suspensão traseira passava a molas helicoidais no lugar das semi-elípticas, além dos braços de locação longitudinal e barra Panhard, essenciais para esse tipo de mola. Uma problemática suspensão a ar era opcional, mas se tratava do mesmo sistema dos Cadillacs 1957, logo abandonado por trazer mais transtornos do que benefícios.
Continua

Nas telas
No filme Running Wild de 1995, com Jennifer Barker, Dan Spector e Daniel Dupont, três jovens viajam pelo interior dos EUA até o México num Impala conversível 1967. O carro aparece em todo o filme, que tem bela fotografia.

Loucuras de Verão (American Graffiti), de 1973, mostra o fim de semana de quatro amigos numa pequena cidade da Califórnia em 1962. Steve Bolander (Ron Howard) é o proprietário de um belo cupê 1958. Este filme é muito divertido e aconselhável para aqueles que gostam de carros envenenados e hot rods.

Em 1974, estreou nos cinemas Fuga Alucinada. O famoso Peter Fonda é Larry, sua companheira é Mary (Susan
George Mary) e Adam Roarke é Deke, seu mecânico. No princípio do filme usam um Impala quatro-portas 1966 que tem um motor muito potente. Roubam um supermercado para obter dinheiro para comprar um bom Stock Car, para correr no campeonato NASCAR e voltar às pistas. Em determinada cena, o Chevy dá um salto incrível entre duas pontes que se abrem para tentar impedir sua passagem. As cenas são muito boas.

Não podemos esquecer o detetive Tony Baretta, interpretado por Robert Blake. Nas investigações ele usava um quatro-portas azul 1966, muito enferrujado. A série fez sucesso entre 1975 e 1978.

por Francis Castaings

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