Entretanto, a festa não duraria muito. Em meados do ano a corporação decidia, uma vez mais, eliminar as corridas de seu vocabulário. E mais: não queria versões de alto desempenho, com carburação múltipla, ou publicidade que estimulasse as competições. O destino dos "carros musculosos" sofria seu primeiro arranhão. Esse efeito ficava evidente no lançamento do GTO 1967: não havia mais a opção de três carburadores, mas apenas a de um Rochester de quatro corpos. |
![]() |
Depois de ser reformulado, ganhando tamanho e peso, o GTO começava em 1967 a ter problemas com a decisão da GM de não mais valorizar o desempenho |
Em contrapartida, o
câmbio automático ganhava a terceira marcha e um aumento de cilindrada
para 400 pol³ (6.554 cm³ — o logotipo 6.5 Liter nos pára-lamas
foi o primeiro em um carro americano a indicar a cilindrada por nosso
sistema), aliado a cabeçotes com melhor fluxo, permitia manter os 360
cv na versão mais "brava", com coletores menos restritivos. Era como
se os engenheiros da Pontiac, entusiastas por natureza, insinuassem à
GM que a limitação do número de carburadores não os impediria de serem
felizes. |
![]() |
![]()
|
Um outro GTO
Desde o lançamento, o muscle car da Pontiac já havia sido seguido
por quase todo fabricante americano, da Ford à American Motors, passando
pelas divisões da Chrysler e as outras da própria GM. O bem-sucedido GTO
apresentava sinais de envelhecimento precoce, naquele tempo de grande
concorrência, o que levou a marca a uma reformulação completa para 1968. |
Embora sem investir na parte mecânica, a Pontiac conseguiu manter o apelo de seu pioneiro "carro musculoso" em um mercado que não parava de ganhar novas opções |
![]() |
Embora o
entreeixos estivesse mais curto, com 2,84 metros, e permanecesse a opção
de conta-giros montado no capô, o carro começava a perder esportividade:
estava ficando luxuoso e pesado demais.
Investindo forte em chassi e carroceria, a Pontiac manteve os motores
conhecidos, apenas com perda de 15 cv no modelo básico, até que — em
meados do ano — aparecesse um novo sistema de admissão induzida de ar. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |