Best Cars Web Site
Carros do Passado

O Grand Cherokee   No início da década de 1990, o setor de utilitários esporte estava plenamente maduro e repleto de boas opções. A Ford colhia êxito com o Explorer, a GM tinha o Chevrolet Blazer (agora derivado do picape médio S10 e não mais dos modelos pesados da marca) e seus derivados das divisões GMC e Oldsmobile, os japoneses levavam atraentes ofertas ao mercado americano.

Um aguardado sucessor para o Wagoneer, o Grand Cherokee chegava em 1992 com estilo imponente e elegante, motores de até 220 cv e suspensões com molas helicoidais

Diante da renovação da concorrência, a Jeep não podia ficar parada. Para 1993 introduzia o Grand Cherokee (código ZJ), maior e mais moderno que o Cherokee conhecido, mas também com estrutura monobloco e suspensões de eixo rígido. Media 4,54 metros de comprimento e 2,69 m entre eixos. Seu estilo, moderno e imponente, refletia a proposta do conceito ZJ de 1989 (leia boxe).

O Grand Cherokee foi o primeiro Jeep com molas helicoidais e freios a disco nas quatro rodas, tração integral Quadra-Trac e bolsa inflável para o motorista. Os acabamentos básico, Laredo e Limited (este mais luxuoso) recebiam o conhecido seis-em-linha de 4,0 litros, 190 cv e 31,1 m.kgf, enquanto a versão de topo Grand Wagoneer — enfim substituindo o modelo de 1962! — vinha com o V8 de 318 pol³ (5,2 litros), 220 cv e 39,4 m.kgf, evolução do que equipara os Dodges brasileiros. Todos usavam injeção e câmbio de cinco marchas, com opção pelo automático de quatro.
Continua

Mais atual e espaçoso, o interior trazia todo o luxo que os americanos exigiam dos novos utilitários, incluindo comandos no volante e bom sistema de áudio
Em escala

Dos modelos mais antigos, apenas o Grand Wagoneer de 1989 (acima) ainda pode ser encontrado em miniatura: a AutoArt o produz na escala 1:18, em cores branca e vinho, com impressionante fidelidade de detalhes, sobretudo internos.

A antiga Majorette reproduziu o Cherokee na escala 1:56 e em uma versão militar, com direito a luzes de teto e pintura verde. É modesto em detalhes, porém.

O Grand Cherokee tem mais alternativas. A mesma AutoArt faz a geração atual (modelo 1999) em 1:18, nas cores branca, preta, vermelha e verde-escura. A Maisto tem o mesmo veículo em escala idêntica, na cor prata e com boa qualidade.

Para quem prefere a primeira geração do Grand, a Solido fez um modelo preto com interior em cor caramelo, em 1:18 (acima); a Roadchamps, um na mesma cor em 1:36; e a Minichamps, um bastante detalhado, nas cores preta e verde-escura, em 1:43.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados