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Corolla: receita para 250 km/h

Do bom comportamento do sedã familiar não vai restar muito: a mais ousada preparação o leva a 263 cv

Consultoria e simulação: Iran Cartaxo - Texto: Iran Cartaxo e Fabrício Samahá

Possuo um Corolla XEi 1.8 2004 original, mas com pneus 225/40-18. Gostaria de uma simulação com nitro, com turbo e com nitro e turbo juntos continuando a gasolina. Qual seria a potência e torque caso seja instalado o escapamento da Silenpro? E com a utilização do chip juntamente com um filtro esportivo? Este escapamento irá afetar o TCCS, um microcomputador que monitora integralmente as funções do motor?

Desejo melhorar a frenagem pois não tem ABS, o que poderá ser feito? Caso não seja possível obter o resultado de 5 segundos de 0 a 100 km/h, qual seria o melhor que se poderia obter com turbo, com nitro e com os dois? Gostaria de instalar molas de rosca, qual seria a mais indicada? Elogio o BCWS pela qualidade das matérias, pois são de suma importância para aqueles apaixonados por carros, como eu.

Thiago Sant'Anna Teixeira
Belo Horizonte, MG - thiagoteixeira2003@yahoo.com.br

Além do crescimento expressivo de vendas e da liderança no segmento de sedãs médios que assumiu, o novo Corolla deu uma satisfação a mais à Toyota: conseguiu rejuvenescer a imagem do modelo, desgastada pelo estilo sem atrativos da antiga geração, a ponto de torná-lo um carro desejado também pelo público jovem e pelos adeptos da preparação.

Claro, não se trata apenas do desenho moderno e elegante. O desempenho melhorou muito com o novo motor de 1,8 litro com variador de fase VVTi, de 136 cv, e há uma versão 1,6 também com VVTi e 110 cv, quase a potência do antigo 1,8. Além disso, o comportamento dinâmico está melhor e o carro todo transparece maior apelo esportivo, mesmo que sua proposta original seja a de um sedã familiar.

Dentro dessa proposta, o Corolla não combina com o funcionamento irregular e a falta de torque de baixa rotação que geralmente resultam de uma preparação aspirada (sem uso de superalimentação) mais ousada. Por isso, está certo o leitor em procurar o uso de turbocompressor e de óxido nitroso, o primeiro responsável por um ganho de potência quase linear, o segundo apto ao uso esporádico e sem qualquer influência negativa no funcionamento do motor enquanto não é acionado.

O BCWS simulou três receitas para o Corolla:

Preparação leve (em roxo)
Para atender à solicitação por uma preparação mais leve, envolve somente a troca do filtro de ar por um esportivo de menor restrição, a do coletor de escapamento por um dimensionado, assim como todo o sistema de escapamento (não apenas o silenciador, que não afeta o rendimento), e um ajuste nas curvas de ignição e alimentação, com aumento da rotação de corte para 7.500 rpm, podendo essas alterações serem feitas por um remapeamento.

Tais alterações aumentam a capacidade do motor de admitir ar em altas rotações, o que permite alimentá-lo com uma quantidade maior de combustível e conseqüentemente produzir mais potência. Continua

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Fotos: Fabrício Samahá - Data de publicação: 3/2/04

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