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Civic: opções de 240 a 310 cv

A versão com motor VTEC pode ficar bem mais "quente"
com turbo e boa dose de componentes importados

Consultoria e simulação: Iran Cartaxo - Texto: Fabrício Samahá - Fotos: arquivo do leitor

Tenho um Civic EX 2003 com câmbio manual. Fiz uma preparação turbo com pressão de 0,8 kg/cm², coletor de escapamento HKS, turbina Garrett T25, intercooler de Ford Ranger, dosador de combustível, bomba auxiliar Gol GTI, um bico auxiliar EFI, controlador de V-TEC Apexi (VTEC acionado a 3.500 rpm), pistões forjados com taxa de 8,5:1, controlador de bico auxiliar Digipulse, filtro de ar K&N de alto fluxo, molas esportivas Eibach, pneus 205/45-17.

Gostaria de saber como está o desempenho com a preparação atual. Como ficaria o carro com 1 kg/cm² e 1,2 kg/cm²? É vantagem transformar o carro para queimar álcool com a pressão atual (0,8 kg/cm²)? Em relação à caixa de marchas e às juntas homocinéticas, com a preparação atual ou com as demais preparações, posso ter problemas de quebra por causa do uso das rodas com aro 17? E o coletor de admissão de plástico, quais seus limites?

Meu objetivo é velocidade máxima de 230 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Busco uma pegada forte desde baixas rotações, mostrando "cedo" o torque máximo, mas ao mesmo tempo dando conta do recado em altas rotações. Esse é o melhor e mais completo site de automóveis que eu já vi na internet. Parabéns!

Markus Takuo Pianco Yamada
Belém, BA - markus_yamada@hotmail.com

Rodas de 17 pol e molas mais baixas deixaram o Civic do leitor mais esportivo, bem de acordo com os 240 cv que há sob o capô

Apesar de muito cotado pelos entusiastas por preparação em outros países, sobretudo no Japão e nos Estados Unidos, o Honda Civic não tem sido muito freqüente nessa atividade no Brasil. A razão está no perfil escolhido pelo fabricante para a versão nacional, produzida apenas como sedã de quatro portas e com motores pouco esportivos, enquanto lá fora existem Civics hatchback com mais de 200 cv.

Felizmente há exceções, como mostra o leitor Markus. Partindo de uma configuração que não é mais fabricada – EX com comando de válvulas variável VTEC e câmbio manual –, e certamente a mais interessante da linha para quem quer andar forte, ele preparou um sedã esportivo que parece muito equilibrado (além de bonito, como mostram as fotos enviadas por ele), mas que ficará ainda melhor com nossas recomendações.

O motor de 1,7 litro hoje usado no Civic brasileiro tem pontos a favor como a modernidade de projeto, a boa potência específica (78 cv/l no EX original) e a presença do comando VTEC, que colabora para boa distribuição de potência por toda a faixa de operação. Um ponto contra é a aspereza de funcionamento – presume-se que tenha relação r/l inadequada, embora a Honda não divulgue as informações de que precisamos para seu cálculo. Continua

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Data de publicação: 28/9/04

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